sábado, 30 de julho de 2011

Eleições do Conselho Tutelar - Entrevista Sabrina


Viva Itaboraí está de portas abertas a todos os candidatos a conselheiro tutelar no município de Itaboraí.
Gostaria de agradecer a colaboração do psicólogo Vitor Silva , que já foi conselheiro tutelar em nossa cidade, que me ajudou a elaborar o questionário.

A entrevistada de hoje é a candidata Sabrina e o nº dela é o 01



Meu Nome é Sabrina Garcia - Candidata ao Conselho Tutelar de Itaboraí - Nº 01 ( Pedagoga e Estudante de Direito).
Em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Espero ter esclarecido de forma simples às perguntas realizadas e estou a disposição para qualquer informação pelo e-mail tonyesabrina@hotmail.com




Porque você quer ser Conselheiro Tutelar?
- Quero ser conselheira tutelar porque me preocupo com a formação de nossos futuros cidadãos, temos hoje uma realidade violenta, agressiva e discriminatória com nossas crianças e adolescentes. O conselho tutelar de Itaboraí deve ser exemplo de readequação do seio familiar, protegendo e fazendo valer as políticas voltadas para a Criança e o Adolescente. Fazer entender a responsabilidade da família para com o menor de idade, exigir uma educação igualitária, um atendimento de saúde de qualidade que priorize o atendimento à criança conforme previsto pelo ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente), respeito, liberdade e dignidade que elas como qualquer outro cidadão de direito têm.


Por que você se considera apto á função de conselheiro tutelar? O que o capacita a isso?
- Me sinto capacitada para ser Conselheira Tutelar de Itaboraí porque trabalho desde 2008 quando me formei Pedagoga por uma assistência às crianças e adolescentes relacionados à Educação de Qualidade pela Escola e pela família, por seus direitos garantidos em nossa Carta Magna Constituição e pelo Eca. Direitos esses que são violados diariamente pelo governo que não realiza seus deveres de proteger e por muitas famílias que desestruturadas se perdem e acabam por colocar seus filhos em situação de risco. Por esse motivo além de Pedagoga sou estudante de Direito, agregar a minha prática como educadora e voluntária em projetos sociais com crianças e adolescentes ao conhecimento da lei e capacidade de exigí-los com maior embasamento me faz perceber que estou qualificada para representar a população no cargo de Conselheira tutelar.



Qual a sua experiência com situações de violência, agressão, abandono, negligência ou aliciamento sexual? Já trabalhou com pessoas em situação de risco?
- Sim, trabalho com crianças em situação de risco sim através da Sociedade São Vicente de Paulo, prestando a promoção integral do assistido, orientando-o no plano material, os voluntários da SSVP planejam o atendimento as famílias necessitadas e dividem a equipe para a realizaçao de visitas aos assistidos. Uma forma de estar mais próximo dos pobres, e propor novas soluções para amenizar as desigualdades sociais.Todas as famílias se encontram em situação de risco, miseráveis, sem o olhar do poder público por elas, sofrem com doenças, desamparo, sem alimento, sendo facilmente aliciadas para prostituição e pelo tráfico de drogas, dessa forma, meu trabalho é minimizar esse sofrimento, atendendo-os em suas necessidades e trabalhando para que sejam reinseridos no mercado de trabalho, na sociedade e restabelecendo o seio familiar sadio e vigoroso.


Qual a sua opinião sobre a atual gestão do conselho tutelar da cidade? Quais as suas sugestões para melhorar o serviço do atual corpo do conselho tutelar?
- Houveram problemas na gestão do Conselho Tutelar e o orgão fiscalizador Ministério Público interviu e afastou os 5 Conselheiros atuais, por esse motivo as eleições foram antecipadas e estão para acontecer agora dia 07 de agosto de 2011. Acredito que por esse motivo mais do que nunca o eleitor deve conhecer mais os candidatos ao Conselho, interagindo e fazendo perguntas, se informando, verificando suas competências e seus valores para que os próximos 5 conselheiros estejam aptos a realizarem o trabalho de defender os Direitos da Criança e do Adolescente em nosso município. Com um corpo capacitado e integrado o conselho passará a ter força para reivindicar condições de atendimento, transporte para atender demandas, entre outras debilidades que sofre.



O Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA), qual a diferença entre acriança e o adolescente?
- É considerado criança aquele que possui idade de 0 à 12 anos incompletos e adolescente de 12 à 18 anos, podendo em alguns casos pode-se aplicar o Eca nas idades entre 18 e 21 anos.


A criança e o adolescente respondem pelos seus atos?
- No Brasil, a Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu artigo 228, que a idade penal inicia-se aos 18 anos e que o adolescente responde por seus atos na forma da legislação especial ( ECA). O Eca define medidas sócio-educativas para menor entre 12 e 18 anos considerado adolescente que comete ato infracional.


O que é um ato infracional?
- É o que chamamos de crime cometido por um adulto, no caso de criança ou adolescente chama-se ato infracional. Esse ato é avaliado pelo Juiz da infância e Juventude e aplica-se as medidas sócio educativas que vão desde uma advertência à internação em unidade sócio-educativa.


Lembrando que a eleição será no dia 07/08 (domingo) nas escolas municipais  Auto Rodrigues em Manilha e  Clara Pereira em Nova cidade.

Para votar basta comparecer ao local de votação entre as 08:00hs17:00 hs com titulo de eleitor e Identidade originais

Se você é candidato a conselheiro tutelar ainda dá de participar
Envie um email para blogvivaitaborai@gmail.com que lhe enviarei as perguntas logo em seguida

O espaço está aberto a TODOS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares