sexta-feira, 1 de julho de 2011

Entrevista Com Franklin Medeiros - Coordenador do Ônibus Universitário




Em vista das muitas reclamações/denúncias que tem surgido nas redes sociais quanto ao Transporte Universitário, convidei o Coordenador do TU Franklin Medeiros para esclarecer alguns pontos e tirar as dúvidas de todos nós da população.
Em entrevista hoje a tarde, levantei questões apontadas por alguns dos usuários do TU, com quem tive o prazer de conversar ao longo dessa semana.



PROJETOS DOS UNIVERSITÁRIOS

Viva Itaboraí: Os alunos Tem dúvidas quanto ao pagamento pelos projetos apresentados, se novos projetos serão aceitos, se os projetos são realmente lidos e aproveitados. Explique.

Franklin: A idéia dos projetos é cada universitário apresentar idéias para a sua região, seu bairro, dentro da sua área de atuação.

Se o projeto for bom, a comunidade responder bem ao projeto e o universitário demostrar comprometimento com o trabalho realizado nós poderemos sim ajuda-lo a conseguir apoio, tanto dos governos (Federal, Estadual, Municipal) quanto da iniciativa privada.

Apoio esse inclusive já tem chegado a nós, através de estágio junto ao Governo Federal, por exemplo.
Os projetos contam para o universitário como Atividade Complementar, o que ajuda muito em sua projeção profissional na área na qual estão se formando . Completando, assim, a sua formação academica.

Estamos aceitando novos projetos sim! Só pedimos aos unversitários que apresentarem os projetos para que se empenhem em fazer-los tornar-se realidade.
A Prefeitura dá o suporte possível e o contato com os profissionais da área de atuação. O aluno precisa se empenhar e fazer o projeto virar realidade. Não basta trazer o projeto, deixar na mesa e ir embora.
O projeto é do universitário, o universitário tem que torna-lo realidade, com a nossa ajuda, e será ele quem colherá os frutos do seu trabalho na sua carreira, no seu bairro, na sua cidade.

Estamos fechando uma parceria com a Agenda 21, para juntos projetarmos os nossos universitários para as empresas ligadas á Petrobras.
Com bons projetos isso se tornará mais fácil e certamente se ampliará a outras frentes.



REUNIÕES

Viva Itaboraí: Os alunos reclamaram da falta de espaço para falarem e da frequência. Além de serem coagidos a participarem sob o risco de perderem a vaga.

Franklin: As reuniões são abertas, todos podem participar, falar e opinar livremente.
Estamos projetando a organização de outras reuniões.
Em várias das reuniões os próprios alunos intervém, respondendo aos pedidos dos demais.
Por exemplo, em uma reunião um aluno disse que gostaria de ter um ônibus mais simples, sem tantos complementos (ar condicionado, tv, etc). Logo em seguida outro aluno interveio , defendendo a manutenção do padrão atual, dando os seus argumentos para isso.
A participação nas reuniões não é obrigatória.
Eu peço, as vezes quase imploro, que os alunos compareçam, participem, sejam ativos.
Com a participação de todos o Ônibus Universitário ganhará projeção e com isso poderá ser ampliado, beneficiando mais universitários.
Atualmente 560 universitários são atendidos e mais de 400 estão na fila de espera.



Padrão do ônibus

Viva Itaboraí: Alguns alunos saudosos lembraram do famoso ônibus verdinho, da empresa Lev. Disseram que ele é mais bonito, confortável...Perguntaram se o Verdinho vai voltar?
Também reclamaram da constante troca de ônibus da frota. Qual o padrão da frota utilizada?

Franklin:A troca de ônibus ocorre toda vez que algum ônibus está com defeito, como um ar condicionado quebrado, por exemplo.
A empresa contratada é a Transturismo Rio Minho. O aluguel é pago por Km rodado. Não tenho os valores aqui no momento, mas existem dados oficiais disponíveis nas contas da Prefeitura.
O Verdinho só rodou por um tempo, de forma improvisada, enquanto a empresa adequava a frota a nossa necessidade.
Queremos sim melhorar a nossa frota, aumentando e melhorando a qualidade dos ônibus utilizados pelos universitários.
O padrão atual dos ônibus utilizados é: Poltronas reclinaveis, 2 Tvs, Dvd e ar condicionado. Os alunos podem usufruir livremente dos benefícios oferecidos.




Contato com a Organização do ônibus


Viva Itaboraí: Como é feita hoje a comunicação com você e os demais organizadores do ônibus Universitário? Existe interatividade?

Franklin: Nossa interatividade é total.
Eu mesmo viajo várias vezes com os universitários.
Sempre há um funcionário da Prefeitura no Ônibus.
Tiramos fotos juntos (sempre pergunto antes de fotografar, pra quem não quiser aparecer na foto)
Eu sempre pergunto a eles se está tudo bem, se existem queixas, sugestões.
Existe hoje o Espaço Universitário, o nosso e-mail e o telefone 21 3639-1989. Além de todos nós estarmos a disposição dos estudantes pessoalmente.
Nós responderemos a todas as reclamações e denuncias que nos forem feitas, pessoalmente, por email ou pelo Espaço Universitário.



Viva Itaboraí: Você gostaria de dizer algo aos universitários?

Franklin: Quem tiver boas idéias pode trazer o seu projeto para nós.
Não somente universitários, mas toda a população da cidade.
Todos estão convidados a vir e conversar conosco.
Gostaríamos muito de contar com a participação não somente dos universitários, mas de todos os jovens de Itaboraí.
"Criticar todo mundo critica, ajudar é que são elas..."
A nossa idéia é ajudar, mudar, por que criticar já tem muita gente criticando. A gente quer somar forças para trabalhar.

Estamos juntando forças para a realização de vários projetos, como Arraiá Universitário, cuja renda será revertida para a construção de uma Biblioteca Universitária aberta á toda a população da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares