segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Itaboraí Combate Caramujos Africanos



Antes de falar nisso vou dar o meu depoimento sobre o assunto:

Há uns 4 anos atras eu morava numa localidade onde existem dezenas deles!

Gastei quilos e mais quilos de sal para mata-los (o que não é a forma mais adequada) e não conseguia me livrar do problema (minha casa era cercada de terrenos baldios e próxima a um rio)

Até hoje naquela localidade existem muitos caramujos, que aparecem principalmente a noite, nos dias mais úmidos e nos períodos chuvosos.

Cuidar sozinho do problema é quase impossível: Eles se proliferam muito rápido, escalam muros e portões, se "enterram" no solo pra se esconder e se proliferar.

E quando morrem o casco fica ali, acumulando água, e pode se tornar foco do mosquito da dengue.

De olho nessa praga que assola a nossa cidade a Prefeitura está lançando um programa de combate aos caramujos africanos.

Se você identificar esse problema ligue para 2639-8176 e agende a visita de uma equipe para aplicar o pesticida (em forma de micropastilha para não agredir o meio ambiente). 

Agora saiba mais sobre o Caramujo Africano:


O molusco foi introduzido no Brasil como uma versão do escargot, mas depois descobriu-se que a espécie não é comestível e transmite doenças.


Eles preferem locais como hortas, jardins, matagais, enfim, locais que possuam vegetação para alimenta-los.


Nunca toque num caramujo africano sem luvas, ou na gosma que ele deixa por onde passa!


Como proceder:


Os animais devem ser catados (um a um) com mãos enluvadas ou protegidas por mais de um saco plástico; depois de reunidos podem ser incinerados ou jogados em algum recipiente com água e bastante sal (nesse último caso, dissolvem-se); morto o caramujo, as conchas não deverão restar inteiras, para evitar que juntem água da chuva, na qual o mosquito da dengue poderá depositar ovos.


O Ibama recomenda fervê-los durante 50 minutos ou então enterrá-los mortos e dentro de sacos em valas de 80 centímetros, jogando cal virgem em cima dos caramujos. Depois cubra a vala com terra. Vale lembrar que essas valas devem estar distantes de poços ou cisternas.

Para evitar que os caramujos africanos presentes em propriedades vizinhas cheguem ao seu terreno, prepare uma mistura de sabão em pó e água, formando uma calda forte, e espalhe sobre o muro. Refaça esse procedimento a cada três semanas ou após cada chuva.

Outra forma de prevenção é observar se as folhas e frutos estão inteiros, ou seja, se não foram comidos por caramujos. Verduras, frutas e legumes devem sempre ser mergulhados em uma mistura contendo uma colher (sopa) de água sanitária para um litro de água, durante trinta minutos. Enxágüe muito bem antes de comer. Despreze sempre os vegetais que tiveram contato com os caramujos. ( O DIA )

Um comentário:

  1. pessoal...
    visitem www.caracolafricano.com e percam o medo.
    conheçam algumas das vantagens do Africano.

    ResponderExcluir

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares