sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Catadores de caranguejo recebem 2ª parcela do Defeso


Cerca de 58 catadores de caranguejo de Itambi receberam, na manhã desta terça-feira (01/11), a segunda parcela do Defeso.
O pagamento, no valor de um salário mínimo mais cesta básica foi realizado pela Prefeitura de Itaboraí.

O Defeso tem como objetivo proteger os caranguejos durante o período de acasalamento e reprodução, através da proibição da cata, transporte, comercialização, industrialização e consumo dos mesmos, nos meses de setembro a novembro.

O benefício é para os catadores cadastrados pela secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca. Para aqueles que todos os dias comparecem ao entreposto de fiscalização ambiental, onde assinam um livro no qual são registrados horários e quantidade retirada do mangue. “Isso é uma forma de controle e preservação do manguezal, além de identificarmos e cadastrarmos as pessoas que vivem da atividade”, ressaltou o secretário Renato Ferreira.

Foi através do mangue que Nazareth Simões Fermiano, 41anos, criou seus filhos, com a pesca e a cata do caranguejo. “Minha família vive com o sustento do manguezal. O período do Defeso é muito importante não só para nós, por causa dos benefícios, mas também pela preservação do meio ambiente”.

Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares