terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Riocard para doentes cronicos e deficientes já pode ser solicitado no municipio


Deficientes e doentes crônicos de Itaboraí terão mais facilidade no acesso ao transporte público. A Prefeitura de Itaboraí, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, e em parceria com a secretaria estadual de Transportes, está disponibilizando o Vale Social, benefício que garante por lei gratuidade em barcas, metrô, ônibus e vans intermunicipais e trens para realizar consultas e tratamentos médicos fora da cidade.
Acompanhantes de menores de idade e adultos incapazes de se locomoverem sozinhos também serão beneficiados, não precisando mais pagar a passagem.

A unificação do serviço visa facilitar a vida do usuário, que poderá utilizar o mesmo cartão para viagens municipais e intermunicipais.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Soares, o Vale Social é uma conquista para cidade. “O usuário poderá pegar o ônibus e ir até o local do atendimento médico ou do tratamento, com independência. O benefício é um importante aliado para os deslocamentos diário destas pessoas”, afirma.

Para solicitar o Vale Social, os beneficiários devem se dirigir à secretaria municipal de Desenvolvimeto Social, localizada na Rua João Caetano, nº 94, Centro, Itaboraí, com os seguintes documentos:

Portadores de deficiência: Cópia do documento oficial de identificação com foto, ou certidão de nascimento; CPF; comprovante de residência ou declaração de que reside naquele endereço; e 1 (uma) foto 3x4. Para menores de idade, devem ser anexadas cópias do documento de identidade e CPF do responsável.

Doentes crônicos: todos os documentos relacionados acima e cópias do Cartão de Consulta da Unidade Pública de Saúde onde realiza tratamento, das receitas atuais dos medicamentos em uso e exames/laudos que comprovem o quadro clínico descrito pelo médico.

Ainda de acordo com a instituição, para deficientes permanentes a validade do benefício é de quatro anos. Para portadores de doenças crônicas o prazo é de até dois anos. A renovação do Vale Social deve ser solicitada dois meses antes de expirar a validade dos cartões, apresentando um novo laudo médico em um dos postos de cadastramento. Com exceção dos deficientes permanentes que devem somente atualizar o cadastro.
Mais informações no telefone 3639-2080.

Via

Minha experiência:
Eu sou doente crônica, tenho direto ao beneficio.
Por mais de 1 mês eu tentei dar entrada no pedido do Riocard Intermunicipal sem sucesso. Até que finalmente ontem consegui fazer o pedido (com um prazo enorme para resposta). Cada vez que meu marido ia dar entrada no pedido o lugar trocava o dia e horário do atendimento. Uma dificuldade só!
Tendo esse serviço de fato unificado e simplificado em um lugar facilita muito a vida de quem precisa.
Com certeza é mais um beneficio que eu, e muitos outros, poderão usufruir.


ATUALIZAÇÃO


O serviço prestado na Prefeitura de fato é o mesmo prestado pela Fundação Leão XIII, mas sem os limites de horários.
Fui na secretária hoje e fui hiper bem atendida.

Um comentário:

  1. A prefeitura de Itaboraí até poderá fornecer este RioCard para os seus munícipes, mas será que a monopolista de transportes Rio Ita vai aceitar ? Será que irá colocar mais ônibus que aceitam o cartão nas linhas que os cadastrados irão necessitar ?
    Reportagem recente do jornal "O ITABORAÍ" mostrou o enorme problema que vem enfrentando os moradores de Itaboraí quanto a demora na frequencia dos ônibus da Rio Ita/Maravilha que aceitam este cartão de gratuidade (garantida pela Constituição Brasileira).
    Ou seja:: a prefeitura combinou esta gratuidade com a Rio Ita/Maravilha ? De outra forma, de nada adiantará este benefício às vésperas do ano eleitoral de 2012.

    ResponderExcluir

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares