quarta-feira, 18 de abril de 2012

Casa de Cultura de Itaboraí inaugura exposição “Embarcados”

Um confronto estético entre o metal e o mar, tendo ao fundo a paisagem do Estado do Rio de Janeiro. Assim pode ser definido “Embarcados”, uma exposição de artes que reúne fotos e textos para fazer um registro da sensibilidade humana presente em plataformas de petróleo.
A mostra fica aberta até o dia 27 de abril, no Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí.

Ao todo, sete fotógrafos usaram, além de suas lentes, a sensibilidade crítica e criativa de um universo de vida diferente do cotidiano das grandes cidades. São 19 painéis com 24 fotos que retratam o universo da exploração de petróleo na Bacia de Campos e em Niterói, além do clima de trabalho dos embarcados nas plataformas da Petrobras e da OGX.

As imagens foram capturadas pelos profissionais Elisa Ramos, Thelma Vidales, Luciana Carneiro, Beatriz Cardoso, Marcus Almeida, Stéferson Faria e Roberto Gomes. Há também poesias de Ferreira Gullar, Heloísa Seixas, Antonio Torres, Eucannã Ferraz, Sérgio Fonseca e Victor Loureiro.

O diretor de artes, Nelson Freitas, disse que o objetivo da exposição é construir um olhar diferente, uma nova leitura sobre um tema peculiar, que é a extração de petróleo no oceano e as misteriosas vidas presentes nelas e em seu entorno. “A mostra tem a intenção de fazer com que os visitantes se sintam numa plataforma de petróleo. Tanto que toda as estruturas que sustentam as fotos e os textos lembram as plataformas”, ressalta.

Segundo o subsecretário de projetos especiais da secretaria municipal de Educação e Cultura, Athayde Braga, poucos conhecem a realidade desses profissionais embarcados. “A exposição dá uma nova visão sobre como é a vida numa plataforma. Ao observar as imagens, conseguimos fazer uma viagem imaginária”, afirma. A exposição já passou por Macaé e, depois de Itaboraí, segue para Niterói.

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres está aberta ao público de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, com entrada franca. O espaço fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 370, Centro, Itaboraí. Mais informações no telefone 3639-2035.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares