terça-feira, 10 de abril de 2012

Estado do RJ recebe estudo de viabilidade do aeroporto de Itaboraí

O distrito de Itambi é a região mais cotada para receber o projeto de implantação de um aeroporto regional e de cargas. Em reunião com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Itaboraí, José Roberto Salles, entregou o estudo de viabilidade do projeto durante reunião na sede da instituição, no centro do Rio de Janeiro.

Por sua vez, a secretaria estadual de Transportes já assinou um termo de cooperação com a Agência Americana de Comércio e Desenvolvimento (USTDA, sigla em inglês) no valor de US$ 485 mil para o financiamento de um estudo que tem como objetivo atualizar o Plano Aeroviário do Estado do Rio de Janeiro e indicar projetos de modernização de aeroportos e heliportos no Estado. Com a revisão, será possível desenvolver a rede aeroviária regional, identificando as atuais demandas para serviços regionais e os gargalos enfrentados pelo setor. O estudo será concluído em 2013.

“O projeto de atualização do Plano Aeroviário vem em um momento de grande importância para o país. A medida acompanha a crescente fase de novos negócios na capital e no interior do estado. O Estado-sede das Olimpíadas e da Copa do Mundo precisa de uma rede aeroviária desenvolvida”, afirmou o secretário Júlio Lopes.

O terceiro distrito de Itaboraí é considerado ponto estratégico para a ligação da cidade com outros municípios. A ideia é agilizar o escoamento da produção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), interligando o terminal com a futura Linha 3 do Metrô (que ligará Niterói a São Gonçalo) e o Arco Metropolitano, rodovia de integração que será uma solução para os gargalos rodoviários.

Para Salles, é de suma importância este investimento para região já que o transporte de cargas será fundamental para o sucesso do empreendimento.“Estamos falando de um aeroporto que suporte tanto passageiro quanto carga. O Aeroporto Tom Jobim, o Santos Dumont e o de Jacarepaguá trabalham em seu limite. O de Cabo Frio não tem como acompanhar a demanda que irá surgir com o funcionamento do Comperj. Por isso, acredito que Itaboraí seja o melhor local para receber as aeronaves particulares que pousarão no Estado do Rio nos próximos anos”, destacou.

No mês passado, o ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, declarou que o governo federal tem planos para expandir de 130 para 200 o número de aeroportos regionais em funcionamento no Brasil. Esta afirmação deixou a Prefeitura de Itaboraí ainda mais confiante para conseguir transformar em realidade o projeto do Aeroporto de Itambi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares