terça-feira, 3 de abril de 2012

Itaboraí e CONLESTE terão monitoramento por câmeras


Itaboraí e os demais municípios do Conleste poderão funcionar como um grande “Big Brother” para o Governo Estadual. Esta ideia foi discutida durante a reunião mensal dos secretários de segurança pública que compõem o Consórcio dos Municípios do Leste Fluminense (CONLESTE), na sede da Guarda Municipal da cidade.
O objetivo é compartilhar as imagens das câmeras de segurança com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Subsecretaria de Modernização Tecnológica da Secretaria Estadual de Segurança Pública, com inauguração prevista para o dia 01 de junho.
De acordo com o coordenador do órgão, Coronel George Freitas de Souza, o foco é fazer um intercâmbio nesta área com os municípios desta região, que já sofrem alterações em suas rotinas devido as obras de implantação do Comperj.
“Se cada cidade criar uma central de monitoramento seria possível compartilhar tais imagens e auxiliar num momento de necessidade, oferecendo mais agilidade e eficiência no atendimento, já que estaremos interligados a várias agências prestadoras de serviços”, explicou Freitas.
O CICC terá várias salas de monitoramento no Rio de Janeiro interligadas com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SAMU, Centro de Operações Rio entre outras, de forma a garantir uma segurança mais ágil, capaz de identificar e atuar diante dos grandes eventos que ocorrerão no Estado nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016.
Para o secretário de Segurança Pública de Itaboraí, coronel Alcides Menezes, este intercâmbio será muito bem-vindo ao município, pois a cidade estará sendo monitorada também pelo governo estadual. “Nossa população cresce a cada dia. Com ela, chegam também os problemas e complicações na área da segurança. É bom poder contar com mais este parceiro nesta questão, que tanto preocupa a população e a administração municipal”, disse o coronel Menezes.
Também participaram da reunião os secretários de Segurança Pública de Cachoeiras de Macacu, Coronel Leonardo Passos Moreira; de Silva Jardim, Mário Cabreira Xavier; de Tanguá, Paulo Roberto Peixoto; os secretários de Segurança Empresarial do COMPERJ, César Coelho e Marco Iozzi, além do representante da Guarda Municipal de Itaboraí, Coronel Coutinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares