segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mapeamento da Dengue em Itaboraí

A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, divulgou o primeiro levantamento rápido do índice de infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado na cidade. O balanço apontou uma queda de 60% se comparado com o mesmo período de 2011. De acordo com o mapeamento realizado no início deste mês o índice é de 1,7%. Em 2011, o valor ficou em 2,8%. Isso significa que o município está em situação de médio risco de epidemia de dengue segundo os parâmetros do Ministério da Saúde.

Para o coordenador do programa municipal de Combate à Dengue (PMCD), Nilton Ricardo, o saldo positivo é resultado das ações de mutirão nos bairros contra a proliferação do mosquito e a colaboração da população. "Podemos dizer que vivemos um bom momento, mas não é hora de “baixar a guarda”. Temos que continuar em estado de alerta. Não basta só a Prefeitura fazer sua parte. A população deve evitar que sua residência seja um foco de dengue”, reforçou.

O monitoramento para traçar o mapa da dengue em Itaboraí foi realizado em cinco mil imóveis da cidade e envolveu 267 profissionais, entre agentes de controle a endemias, supervisores de campo e técnicos de laboratório, com o intuito de mapear as áreas de risco para proliferação do mosquito da dengue.

A pesquisa revelou que cerca de 60% dos focos estão em domicílios. O campeão de criadouros continua sendo tambor, barril e tonel para armazenamento de água (58,8%), seguido de lixo (13,2%), vasos de plantas (9,6%), caixas d'água (9,6%), ralos, calha (3,5%), pneus (3,5%) e bromélias (1,8%).

Apesar das previsões pessimistas e alarmantes divulgadas em dezembro do ano passado pelo Ministério da Saúde, apontando Itaboraí como um dos três municípios do Estado do Rio de Janeiro a correr alto risco de ter uma epidemia de dengue durante o verão, a hipótese não se confirmou.

A secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informou que houve uma diminuição no número de casos notificados de dengue. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 56%. De 01 de janeiro a 26 de março de 2011, foram registrados 1.449 casos da doença em Itaboraí. No mesmo período de 2012, a cidade registrou 815 casos, sem óbito.


E para ajudar ainda mais no combate à dengue, a Prefeitura de Itaboraí adquiriu dois aparelhos de sucção, tipo aspirador, para captura de mosquito Aedes aegypti. Os aparelhos serão usados em casas e pontos estratégicos, como ferro-velho, borracharia e cemitérios, além de cantos e lugares de difícil acesso, sugando todos os tipos de vetores que estiverem no local.

Outra novidade que já está sendo usada é o Ovitramp, que captura ovos do mosquito fêmea. Essa armadilha é feita com um pote pequeno e um pedaço de papelão. No fundo do recipiente é inserido uma serragem. Quando misturado com água é formado um fungo que atraia a fêmea na hora da desova. Essa armadilha é muito útil para fazer análise dos ovos e identificar áreas de risco na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares