terça-feira, 29 de maio de 2012

Escolas de Itambi, Reta e Sambaetiba encerram desfiles cívicos em Itaboraí



Os desfiles cívicos em comemoração aos 179 anos de emancipação político-administrativa do município de Itaboraí terminaram neste final de semana. Os bairros de Itambi, Reta e Sambaetiba receberam a presença de 21 unidades escolares que desfilaram para centenas de pessoas e autoridades do município. Com o tema “Itaboraí: Valorizando sua história, investindo no presente e construindo o futuro”, as 102 escolas e projetos implantados pela atual gestão como o “Conviver com o Idoso”, “Guarda Mirim”, “A Arte do Ballet”, entre outros, levaram para as ruas o patrimônio histórico do município, destacando seus personagens ilustres e suas contribuições para a formação da cidade.

A última semana de festa cívica na cidade começou no sábado, em Itambi. A Rua Nestor Viana ficou pequena para centenas de moradores que assistiram as apresentações e aplaudiram os alunos que desfilaram na avenida, ao som da Banda Municipal e de bandas do projeto Ita Musical. Depois de cantar os hinos Nacional e de Itaboraí, uma rajada de queima de fogos iniciava o desfile cívico.

Todas as escolas municipais que desfilaram no bairro foram construídas durante a gestão do Prefeito Sérgio Soares, que assistiu de pé as apresentações e se emocionou com os presentes e flores recebidos das crianças em agradecimento pelas obras e serviços realizados. O destaque ficou por conta da “ex-aluna” Amélia Patrocínio, que aos 76 anos concluiu a 8ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola municipal Luzia Gomes de Oliveira, tornando-se um exemplo para os estudantes da comunidade “Sempre quis aprender a ler e escrever. Nunca é tarde para aprender”, afirmou.

No domingo a Rua Pedro Ferreira Pinto, no Parque Industrial da Reta, recebeu 10 escolas, e Sambaetiba, mais quatro. Todas emocionaram os moradores dos bairros. A dona de casa Angélica Santana, nascida e criada há 29 anos na Reta Nova, era uma das mais animadas da festa. “Quando era criança sempre desfilava pela minha escola. Agora, acompanho minha filha com muito orgulho. O evento tá ótimo, bem organizado e bem colorido”, disse. Mesma opinião da comerciante de Sambaetiba, Rosária Carvalho, 67 anos. “O desfile cívico é importante, porque agita o lugar, movimenta o comércio e ensina os alunos sobre civilidade e a respeitar nossa cidade”, afirmou.

O encerramento das apresentações ficou por conta da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, que mostrou à população a frota de 24 viaturas da Guarda Municipal. Prestigiaram ainda os eventos o vice-prefeito Rafael Vitorino, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias.

Durante a apresentação dos desfiles, uma tenda montada pela secretaria de Saúde oferecia serviços gratuitos de aferição de pressão arterial e medição de glicose nos dois polos. O Conselho Tutelar de Itaboraí também realizou panfletagem sobre a campanha de Enfrentamento à Violência, ao abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares