sexta-feira, 18 de maio de 2012

Hospital de Itaboraí comemora dia da enfermagem com serviços à população



Cerca de 600 atendimentos foram realizados na última segunda-feira (14) durante ação que comemorou, em Itaboraí, o Dia Mundial da Enfermagem, celebrado anualmente em 12 de maio. O evento aconteceu na área externa do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior e ofereceu diversas atividades e serviços de saúde para população e usuários da unidade.

O público que passou pelo hospital das 9 às 15 horas pode aferir a pressão arterial, fazer teste de glicose, receber orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), ganhar preservativos masculinos e realizar o teste rápido de HIV. Além dessas ações, trabalhos de capacitação voltados para os enfermeiros, como orientação para atendimento em casos de queimaduras e precaução contra iatrogenias (complicações causadas por negligência e imprudência no tratamento médico) também fizeram parte das atividades.

O marceneiro José Antônio de Andrade, 45 anos, elogiou a iniciativa. “Vim socorrer a esposa de um amigo meu no hospital e parei para fazer o teste de glicose. Acabei descobrindo que estou com a taxa de açúcar alta e preciso me tratar o mais rápido possível”, disse o morador de Vila Brasil.

De acordo com a diretora de enfermagem do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, Lúcia Helena Rodrigues, o setor é responsável por receber cerca de 90% dos pacientes que dão entrada na unidade, realizando, dentre outros procedimentos, cerca de 16 mil atendimentos na porta de entrada.

“Além de mostrar a importância da enfermagem no conceito hospitalar, nossa intenção com estas atividades é demonstrar a necessidade de olhar para o próximo como se estivéssemos olhando para nós mesmos. Hoje somos profissionais, mas amanhã também poderemos necessitar de atendimento. Precisamos conhecer cada vez mais nossos pacientes para levarmos uma assistência de qualidade”, ressaltou.

Sob o olhar do secretário municipal de Saúde, Cezar Alonso houve, ainda, uma animação para as crianças e a apresentação da peça teatral “O Acolhimento”, coordenada pela enfermeira Silvania Corrêa, demonstrando a necessidade de oferecer um tratamento mais humanizado aos pacientes.

História - O Dia Mundial da Enfermagem surgiu por ocasião do aniversário da enfermeira Florence Nightingale que, com sua atuação clínica, modernizou a prática da enfermagem. Cento e cinquenta anos depois, ainda se mantêm vivos os valores de atenção integral aos pacientes, com o objetivo de manter e recuperar a saúde, com cuidados humanizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares