quinta-feira, 10 de maio de 2012

Itaboraí inicia campanha de vacinação contra febre aftosa


A Prefeitura de Itaboraí, por meio da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, iniciou neste mês a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa nos animais do município. A campanha, que acontece todos os anos em duas fases, maio e novembro, tem o intuito de vacinar bovinos e bubalinos para que a doença continue erradicada no Estado do Rio.

Técnicos da secretaria estão percorrendo as propriedades rurais, como Sítio Santa Luzia, em Sambaetiba, e a Fazenda Vargem Grande, na Reta Velha, para aplicar a vacina, que é gratuita aos pequenos produtores.
A primeira fase de imunização termina no dia 31 de maio.

“Itaboraí é o único município da região a fornecer a vacina e aplicação sem nenhum custo para os produtores”, disse Bianca Mello, secretária municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. De acordo com ela, a expectativa é vacinar 15 mil cabeças até o fim deste mês.

O produtor rural que não vacinar ou não entregar a declaração de vacinação do seu rebanho está sujeito a multa e ainda ter a venda do animal proibida. O transporte dos animais que não estão imunizados também é proibido. Para isso, a secretaria já viabiliza o fornecimento do Guia de Transporte de Animais (GTA), aqui mesmo no município.

Quem não estiver com a vacinação dos animais em dia deve agendar a visita da equipe de imunização para evitar punição. A vacinação é obrigatória. Mais informações pelo telefone 3639-1570.

A Febre Aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Também afeta elefantes, camelos, lhamas, ratos e capivaras. Não afeta equideos (cavalos, asnos, mulas e bardotos). Os seres humanos raramente são infectados pelo vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares