sexta-feira, 11 de maio de 2012

Itaboraí vacina 3.500 pessoas no primeiro dia de vacinação contra gripe


Segue até o dia 25 de maio a Campanha de Vacinação contra Gripe em Itaboraí.
No último sábado (5), 3500 pessoas foram vacinadas contra Influenza nos 46 postos de saúde do município. Até o final do mês, a secretaria municipal de Saúde pretende imunizar cerca de 30 mil pessoas, o que corresponde a 80% da meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde. Além dos idosos com 60 anos ou mais, a imunização é válida para gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos.

Segundo o secretário de Saúde, César Alonso, que também tomou a vacina e é médico, é fundamental que as pessoas procurem os postos de saúde do município durante o período de campanha. “Essa prevenção é extremamente importante para diminuir os casos de pacientes com problemas respiratórios e pulmonar. Essa vacina ajuda a combater a gripe influenza, que pode levar a complicações respiratórias, como a pneumonia”, alertou.

“A minha filha tem um ano e fiz questão de trazer para tomar a vacina. Acho fundamental cuidar da saúde de nossos filhos”, disse a dona de casa Caroline Lorantino, 35 anos. “Estou grávida de cinco meses e vim tomar a vacina para que eu possa ter uma gestação totalmente saudável Estou bem tranquila e sei que vai dar tudo certo”, disse a balconista Cíntia Souza, 22 anos.

Imunização - Em 2011, a campanha de vacinação contra a gripe em Itaboraí atingiu 94% do público-alvo imunizado. De acordo com o balanço divulgado pela secretaria municipal de Saúde, 30.402 pessoas foram vacinados.

Receberam a vacina 1.741 gestantes, o que representa 54,5% do total. Entre os idosos com 60 anos ou mais foram imunizados 20.368 pessoas, ou 96,1%. Com relação às crianças entre seis e 23 meses de idade a meta foi ultrapassada: tomaram uma dose da vacina 5.559 menores, o que representa cobertura de 112,1%. O objetivo era vacinar 4.958 pequeninos. Para estes são necessárias duas doses da vacina. A segunda deve ser tomada com intervalo de 30 dias após a primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares