segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mais de 16 mil pessoas já tomaram a vacina contra gripe em Itaboraí

Balanço parcial realizado pela secretaria municipal de Saúde indica que até o dia 23 de maio Itaboraí já vacinou 16.256 pessoas, representando 50,3% do público-alvo. Apesar da cobertura ainda estar baixa, o município está acima da média do Estado do Rio de Janeiro, que tem apenas 45% de vacinados. Como comparação, a cidade vizinha, São Gonçalo, obteve só 27% de imunizados.

Já receberam a dose da vacina 3,2 mil crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, 10,9 mil idosos idosos com 60 anos ou mais, e mil gestantes. E para possibilitar que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença o Ministério da Saúde prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe até o dia 1º de junho.
Em Itaboraí a meta é imunizar cerca de 32 mil pessoas, o que corresponde a 80% da cobertura vacinal estabelecida pelo Governo.

“É importante que as pessoas tomem a vacina. Ela é segura e protege contra os três vírus que mais circulam nessa época. A vacina é a melhor maneira de evitar as doenças do frio”, disse Valter Montes, coordenador técnico da Divisão de Imunobiológicos da secretaria municipal de Saúde, frisando ainda que é importante levar a caderneta de vacinação.

Todas as Unidades de Saúde da Família, Postos de Saúde, a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José Oliveira (Filoco), em Manilha, e o Hospital Estadual Tavares de Macedo, em Venda das Pedras, estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para oferecer gratuitamente a vacina.

Em 2011, a campanha de vacinação contra a gripe em Itaboraí atingiu 94% do público-alvo imunizado. De acordo com o balanço divulgado pela secretaria municipal de Saúde, 30.402 pessoas foram vacinados.

O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. O secretário de Vigilância em Saúde do Governo Federal, Jarbas Barbosa, descarta mitos de que a vacina possa ter efeitos nocivos. “Ela é segura. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Só quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, ressaltou. O secretário explicou ainda que é impossível contrair gripe após a vacinação, como algumas pessoas costumam afirmar. “O vírus usado nesta vacina é inativado”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares