segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prefeitura comemora Dia de Luta Antimanicomial com nova sede do Caps



O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pedra Bonita está de casa nova. E para celebrar a nova sede realizou uma série de atividades com os pacientes da unidade, que também lembraram o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado nesta sexta-feira (18/05). Durante o evento, os usuários dançaram, cantaram, recitaram poemas, participaram de peça de teatro e mostraram suas obras de artes.

O novo espaço possui dois consultórios médicos, sala de vídeo, local para atividades manuais, uma cozinha, com capacidade para fornecer três refeições diárias, piscina e área verde. “Nossa intenção é substituir o modelo de internação, deixando-o para último caso. Defendemos o valor da liberdade e igualdade para todos, tentando fazer dos nossos usuários pessoas que possam trabalhar, estudar e conviver normalmente com a sociedade, ao invés de ficarem trancafiados em manicômios”, explicou Bruno Vieira, coordenador da unidade.

O Caps tem a missão de acompanhar pacientes que obtiveram alta de casas de internação, além de atender também a demanda espontânea. Os usuários, após avaliações, são classificados em intensivos, semi-intensivos e não-intensivos. Em todos os casos, há também a visita domiciliar.

O Caps Pedra Bonita existe desde 2003, mas só a partir de 2009, na gestão do prefeito Sérgio Soares, tem conseguido cumprir a meta de reduzir em 20% o número de internações. A equipe é formada por profissionais de psicologia, enfermagem, terapia ocupacional, assistência social e medicina psiquiátrica, além de um professor de educação física. O espaço está localizado na Rua José Serafim Custódio, 93, Jardim Imperial, Itaboraí.

Saiba Mais

A Luta Antimanicomial se refere a um processo de transformação dos serviços psiquiátricos. O dia 18 de maio remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.

Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216/2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento, que se concentrava na instituição hospitalar, para uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares