sexta-feira, 1 de junho de 2012

Amamentação e cuidados com o recém-nascido é tema de palestra em Ampliação II

Com o intuito de enfatizar a importância do aleitamento materno exclusivo e mostrar os cuidados com a higiene do bebê durante o período da amamentação, a secretaria municipal de Saúde, através do Programa de Saúde da Família (PSF) em Ampliação II, ofereceu na manhã da segunda-feira (28), uma palestra para gestantes e mães de recém-nascidos do bairro que são atendidos pela unidade.

De acordo com a responsável pelo posto, enfermeira Sandra Lemos, o objetivo da atividade foi conscientizar as mães sobre os cuidados necessários com os bebês. “Durante o trabalho que é realizado aqui na unidade, nós percebemos a necessidade de orientar e incentivar as mães a amamentarem os seus filhos, apresentando a estas os benefícios desse ato”, disse.

Apresentada pelo Professor da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (UFF), Cosme Baptista Domingos, e pela acadêmica de enfermagem da mesma universidade, Dircilane Rezende, a palestra abordou diferentes tópicos como: “O que é amamentação e para que serve”; “Qual o tempo necessário para amamentar um bebê (até dois anos)”; “A questão da alimentação da mãe durante esse período, enquanto fator determinante para possíveis cólicas na criança”; “As dificuldades encontradas pelas mães para amamentar seus filhos (“rachaduras nos seios”)”, entre outros temas.

 “Discutir esse assunto foi muito legal. Pra mim que estou no segundo filho, com uma diferença de idade razoável entre as duas, é importante relembrar algumas teorias e práticas fundamentais do aleitamento materno, principalmente porque a amamentação é um momento de doação, em que a mãe doa seu carinho, seu amor e tem que ficar à disposição do bebê”, afirmou Ana Paula Cordeiro, mãe de Ana Isabella, 2 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares