quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cai em 57% número de casos de dengue em Itaboraí


Nos primeiros cinco meses deste ano, o trabalho de combate a dengue em Itaboraí apresenta resultados positivos. É o que demonstra um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de Vigilância Epidemiológica. De acordo com balanço, houve uma redução de 57% no número de casos notificados da doença em comparação a 2011.

Segundo as informações do órgão, de janeiro a maio de 2011 Itaboraí registrou 4.044 casos notificados de dengue. Em 2012, foram 2.311 casos em relação ao mesmo período do ano passado. Só para se ter uma ideia da redução, em maio de 2011 foram notificados 1.472 casos. Neste ano, ocorreram 663 casos.

Até o momento, foram 114 casos confirmados, sendo 113 como dengue clássico e 1 como dengue com complicação. Nenhum óbito foi registrado este ano. O saldo positivo é resultado das ações de mutirão nos bairros contra a proliferação do mosquito e a colaboração da população. "Podemos dizer que vivemos um bom momento, mas não é hora de “baixar a guarda”. Temos que continuar em estado de alerta. Não basta só a Prefeitura fazer sua parte. A população deve evitar que sua residência seja um foco de dengue”, ressaltou o secretario de Saúde, Cézar Alonso.

Em março deste ano, a secretaria municipal de Saúde já havia sinalizado uma diminuição no número de casos notificados de dengue. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 56%. De 01 de janeiro a 26 de março de 2011, foram registrados 1.449 casos da doença em Itaboraí. No mesmo período de 2012, a cidade registrou 815 casos, sem óbito.

Mutirão – O Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) informa que continua realizando mutirões contra o mosquito Aedes aegypti na cidade. Na próxima sexta-feira, 08/06, a comunidade de Areal recebe a visita dos agentes de endemias. No dia 22/06 é a vez de Gebara combater a dengue, e no dia 29/06, os mata-mosquitos estarão em Pachecos fazendo conscientização contra a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares