segunda-feira, 11 de junho de 2012

Comemoração ao dia do Chorinho na Casa de Cultura de Itaboraí

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí, abre suas portas para receber a 2ª edição do Projeto Roda de Choro, que acontece na próxima quinta-feira (14/06), a partir das 17h, em celebração ao Dia Nacional do Choro, 23 de abril, data em que se comemora os 115 anos do gênio Pixinguinha.
Promovido pela Fundação de Arte e Cultura (FAC), com o apoio da Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o evento contará com as apresentações do Quarteto Carioca, Grupo Cariocando e DJ Dany Boo. Exposições de artes plásticas, palestras sobre choro, chorinho e chorões, oficinas de percussão, cavaquinho e violão, exibição dos vídeos documentários “O Choro no Brasil” e “Viola de Cocho” e participação do grupo de dança do projeto “Conviver com o Idoso” também farão parte das comemorações.
Para o diretor executivo da FAC e do departamento imaterial e de difusão cultural, Allan Motta, o objetivo do projeto é resgatar esse estilo musical que ganhou o mundo e conquista adeptos em Itaboraí. “Os músicos que se apresentarão fazem parte do cadastro cultural, um banco de dados criado no governo Sérgio Soares com artistas locais. A ideia é que eles tenham oportunidade de mostrar seus talentos nos eventos realizados na cidade”, afirmou.
O Dia do Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira. As rodas de choro são reuniões mais informais de chorões, muito diferentes de apresentações e shows. Geralmente acontecem em bares ou na própria casa dos músicos, em que todos se juntam para tocar choro. Não existe uma formação específica e os músicos que vão chegando se juntam à roda.
A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro, Itaboraí. Entrada gratuita. Classificação Livre. Mais informações pelo telefone 3639-2022.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares