sexta-feira, 22 de junho de 2012

Educação discute gestão dos recursos financeiros nas escolas

Diretores, coordenadores e gestores das 82 unidades escolares de Itaboraí se reuniram na Associação dos Inspetores de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Aiperj) para discutir sistema orçamentário no “I Encontro sobre Gestão dos Recursos Públicos: o SISPOS em questão”.

O evento foi aberto pela secretária municipal de Educação e Cultura (Semec), Georgina Célia Cabral Sales, que agradeceu a participação dos professores, afirmando que “isso sela o nosso compromisso com a educação, com a formação pessoal e social dos alunos, e com a socialização e construção de novos saberes”, discursou.

Organizado pela Coordenação de Planejamento e Controle de Programas e Convênios, através da subsecretaria Administrativo-Financeira, órgão da Semec, o encontro teve como foco apresentar o Sistema do Planejamento Orçamentário Semestral (SISPOS) ferramenta que vai auxiliar na elaboração do planejamento orçamentário das escolas municipais. Com o novo software, serão reforçados conceitos e práticas relacionadas à gestão dos recursos financeiros, que abrange desde o planejamento à prestação de contas.

De acordo com a secretária, a ideia é consolidar uma política de gestão dos recursos financeiros de forma autônoma, eficiente, transparente, democrática e responsável. “Com a implantação do sistema de planejamento orçamentário e do novo modelo de prestação de contas pretende-se oferecer à comunidade escolar o direito à educação de qualidade”, afirmou.

A apresentação da orquestra coral Chiquinha Gonzaga, formada por alunos da Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira e moradores de Itambi, marcou a reunião que teve como palestra de abertura o tema “Uma experiência bem sucedida em gestão democrática”, apresentado pela professora Sandra Luzia Ferreira Reis. Ela contou como a Escola Municipal Bataillard, em Petrópolis, transformou-se em referência em gestão escolar, sendo premiada nacionalmente.

Além do SISPOS, os participantes conheceram os detalhes e inovações do Programa Municipal de Dinheiro na Escola (PMDE), que permite a administração dos recursos financeiros diretamente pelos diretores. Outro assunto abordado foram os objetivos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador de qualidade educacional que combina informações sobre desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) com informações de rendimento escolar; e o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), tecnologia educacional que proporciona o fortalecimento da autonomia das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares