terça-feira, 5 de junho de 2012

Itaboraí comemora Dia Mundial sem Tabaco

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, a secretaria municipal de Saúde vai abrir inscrições a partir de quarta-feira (06/06) para nova turma de interessados em abandonar o cigarro. Serão 45 vagas que o programa de Controle do Tabagismo está oferecendo para ajudar a quem quer parar de fumar.

Desde julho de 2010, quando o projeto começou a funcionar em Itaboraí, 259 pessoas conseguiram se livrar do vício do cigarro. Atuamente, 118 pessoas estão em tratamento. Após fumar por 43 anos, o mecânico aposentado Pedro Ferreira Neto conta sua história de luta para abandonar o fumo.

“Botei meu primeiro cigarro na boca aos 13 anos. Fumava diariamente duas carteiras. Quando tomava uma cervejinha, eram 3 a 4 maços por dia. Não tinha nem ideia de quanto gastava com cigarro. Eu comprava caixas fechadas para poder durar”, conta o morador de São José. Hoje Pedro agradece ao trabalho feito pela Prefeitura. “Ficava incomodado com meu cheiro. Eu fedia muito a cigarro. Notei que estava sendo um péssimo exemplo para meus netos e quando fui convidado, pela minha vizinha, para participar deste programa aqui em Itaboraí, aceitei. Agora estou muito feliz. Esta equipe é maravilhosa. Já estou há sete meses sem pôr um cigarro na boca”, afirma.

Certificados - Nesta quarta-feira (30) seis pacientes que abandonaram o cigarro há um ano ou mais receberam seus certificados durante uma confraternização no anfiteatro da secretaria municipal de Saúde. Os ex-fumantes foram recebidos com um café da manhã e assistiram vídeos e uma palestra com a psicóloga Raquel Devolder sobre os malefícios do cigarro para si, para quem está ao lado do fumante e para o meio ambiente.

“Além das doenças que já são de conhecimento público, para cada 300 cigarros produzidos uma árvore é sacrificada. Nossa luta é para reverter isto. Estamos com ótimos resultados, mas temos sempre que lembrar que a força de vontade das pessoas é essencial”, ressaltou Thatiana Mattos, coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo.

Fim do vício - O tratamento inclui duas abordagens: cognitivo-comportamental (envolve o estímulo ao autocontrole para que o indivíduo possa aprender como escapar do ciclo vicioso da dependência e tornar-se agente de mudança de seu próprio comportamento) e alguns medicamentos (adesivo e goma de mascar, além de um antidepressivo para os pacientes que necessitam).

A forma de terapia depende de avaliação individual pelo profissional do programa. O tratamento é realizado em grupo uma vez por semana durante três meses. No quarto mês é quinzenal, e do 5º ao 12º passa a ser mensal. As reuniões realizadas do 4º ao 12º mês já são de manutenção, para os pacientes que cessaram o fumo.

Os interessados em abandonar o vício do cigarro devem comparecer, a partir das 8h, ao Departamento de Programas da Atenção Básica, que fica localizado na Avenida Vereador Hermínio Moreira, s/nº, Centro (antiga sede da secretaria municipal de Saúde).

O tratamento também é realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) de Itambi, Reta Nova, Reta Velha e Santo Expedito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares