sexta-feira, 8 de junho de 2012

Itaboraí é referência no combate de casos novos de tuberculose para HIV



Referência nacional no combate e tratamento da tuberculose pulmonar desde 2007, segundo o Ministério da Saúde, Itaboraí conquistou no último dia 30, mais um feito para cidade: alcançou em 2011 valor superior a 60% no número de casos novos de tuberculose testados para HIV, contribuindo para o controle da tuberculose no Brasil.

O certificado foi entregue à coordenadora do programa municipal de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes, que esteve em Brasília no final do mês passado para representar o município no V Encontro Nacional de Tuberculose e II Fórum da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose.

“É muito gratificante receber este tipo de homenagem. Só serve para nos dar mais ânimo e seguir trabalhando contra esta doença, que pode levar à morte. A tuberculose tem cura, o tratamento é gratuito, mas precisamos caminhar todos juntos para vencer esta batalha”, comemorou Maria José.

Em 2010, estudos apresentados por pesquisadores das Universidades Federal do Rio de Janeiro e da Gama Filho comprovaram que Itaboraí tem o melhor e mais eficaz método de combate à doença do país. Os especialistas verificaram que entre os 17 municípios da Região Metropolitana do Rio, Itaboraí tem o melhor atendimento: 85,5% da população é coberta pelos Programas de Saúde da Família.

Além disso, a cidade foi a primeira do Estado a implantar, em 2003, o Tratamento Diretamente Observado (Dots, em inglês), indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 100% de seus pacientes. O método consiste em observar a dose oral realizada diariamente pelo paciente para que não desistência. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Lisia Maria Raymundo Freitas, apenas oito municípios no Estado realizam este tipo de tratamento em todos os doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares