terça-feira, 12 de junho de 2012

Itaboraí promove Dia Meio Ambiente com palestras e shows



Mais de 300 pessoas comparecerem na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro de Itaboraí, nas noites da segunda 04 e terça-feira 05 para comemorar a 10ª edição do projeto Dia Mundial do Meio Ambiente. Promovido pela Fundação de Arte e Cultura, a programação incluiu palestras e debates sobre sustentabilidade e assuntos voltados ao meio ambiente, crescimento de Itaboraí com a implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e shows de música. O evento foi uma realização da Associação Fazendo Acontecer em parceria com a Brigada Organizada de Cultura Ativista (Boca).

A palestra mais esperada da noite foi a do catador de resíduos Tião Santos, ex-presidente da associação de catadores de materiais recicláveis de Jardim Gramacho e um dos participantes do documentário “Lixo Extraordinário”, que concorreu ao Oscar. Ele defendeu ainda que a reciclagem precisa ser planejada nos municípios brasileiros.

“A reciclagem que temos hoje nasceu da pobreza e da desigualdade social. As pessoas pensam que o lixo é o final de tudo. Na realidade é só o início. Devemos ter consciência sustentável e reciclar, pois a maioria dos resíduos sólidos são reutilizáveis.  Consumimos aparelho eletrônicos, mas não pensamos em uma destinação correta para eles. São toneladas de lixo tecnológico, sem solução. É necessário parar de pensar nessa atividade como coisa de pobre, mas sim, como coisa de gente inteligente”, declarou.

Shows

Na segunda-feira (04) o evento contou com o show de Guto Goffi (ex-baterista da banda do Barão Vermelho) que animou a galera com muito rock. Compareceram ao evento o também delegado de polícia Orlando Zaccone, que foi o idealizador da Brigada Organizada de Cultura Ativista; o professor de direito ambiental da Faculdade Omni, Jerônimo José; o professor Cláudio Rogério, que é diretor do departamento de cultura, patrimônio histórico e artístico de Itaboraí; e o produtor cultural e ativista, Sérgio Espírito Santo.

Já na terça-feira, o público jovem marcou presença nos shows da cantora pop Bruna Mendes, Banda Kletos e Mc Marechal. “Curto muito esse tipo de ritmo musical e acho legal ter eventos deste tipo em Itaboraí, que também informa sobre a importância de preservar o meio ambiente”, disse a moradora do bairro São Joaquim, Chaiane Camini, 20 anos.

Segundo o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial da Fundação de Arte e Cultura, Alan Motta, o trabalho de conscientização ambiental é fundamental na cidade já que município de Itaboraí foi um dos primeiros no Brasil a se adequar ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, em outubro de 2010. “Esse é um assunto de interesse de todos. Saber o que fazer com o lixo que, em muitos casos, é uma fonte de renda, por exemplo, pode fazer toda a diferença”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares