terça-feira, 3 de julho de 2012

Prefeitura de Itaboraí e Petrobras capacitam 50 agentes ambientais voluntários



A Rio+20 já terminou, mas a preocupação com o meio ambiente continua. Por isso, a Prefeitura de Itaboraí, em parceria com a Petrobras, realizou nesta terça-feira (26) o curso de Agente Ambiental Voluntário para 50 participantes, entre catadores de caranguejo e fiscais que atuam no Projeto Defeso. As aulas aconteceram no auditório da ONG Guardiões do Mar, em São Joaquim, e no manguezal de Itambi.

Com duração de oito horas, o treinamento teórico e prático ensinou técnicas de combate ao derramamento de petróleo e derivados, poluição e limpeza da área. Segundo o gerente de projetos da Complexo Petroquímico Rio de Janeiro (COMPERJ), José Vicente Perroni Pereira, a ideia do curso era capacitar os profissionais nessas áreas e prepará-las para o futuro. “Com esses conhecimentos, os catadores e fiscais terão noção de como atuar em caso de acidentes ambientais, como vazamento de óleo, e poderão agir com rapidez e segurança”, afirmou.

Os alunos aprenderam técnicas de barreira de contenção, recolhedores, limpeza de áreas contaminadas, segurança na resposta, educação ambiental, além de treinamento para emergências ambientais, execuções de ações para prevenção do meio ambiente, de acordo com a legislação em vigor. No final do curso, os alunos receberam certificados e cesta básica.

Os agentes ambientais voluntários também foram cadastrados na empresa Alpina Briggs, que atua no combate a derramamento de petróleo e seus derivados. “Adorei o curso. Já atuamos em outro dois derramamento de óleo no mangue sem nenhum treinamento. Agora em caso de outra emergência poderemos aplicar as técnicas aprendidas nessa aula”, disse o fiscal Flávio Lontro. “Gostei muito do curso. Agora vou poder ajudar a preservar melhor o meio ambiente, que é de onde tiro meu sustento”, disse o pescador Francisco Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares