quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Itaboraí faz campanha sobre tuberculose no Restaurante Popular



Para marcar o Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose, lembrada nesta segunda-feira (06), a secretaria municipal de Saúde realizou uma ação educativa no Restaurante Cidadão Governador Mário Covas com profissionais do programa de Controle da Tuberculose.
A atividade aconteceu na hora do almoço e os frequentadores aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e se informar um pouco mais sobre os principais sintomas da tuberculose. “Uma ação como essa é sempre muito importante pra gente aprender a se cuidar. Almoço aqui todo dia e gostei bastante desse evento”, disse o aposentado Gonçalo Campos, morador de Jardim Itambi.
Agentes de saúde também distribuíram panfletos e potes para realização de exame de escarro, que pode ser entregue nas Unidade de Saúde da Família (USF) do município ou diretamente no Programa de Controle da Tuberculose (PCT).
“Nossa intenção é oferecer o máximo possível de informação para que as pessoas levem esse conhecimento para suas famílias e comunidades, ajudando na prevenção. Todo tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Maria José Fernandes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, acompanhada do administrador do restaurante popular, Jair Dias.
Em Itaboraí, os remédios são distribuídos toda semana e o paciente deve fazer uma consulta de revisão uma vez por mês. Caso não compareça no período de duas semanas, equipes de saúde vão até a casa do paciente verificar o porquê da interrupção do tratamento. Os exames também são estendidos aos familiares que moram com a pessoa infectada.
Os sintomas da tuberculose incluem tosse persistente, falta de ar, perda de peso e dor no peito. Se não for tratada, pode se espalhar para os nódulos linfáticos, a espinha e os ossos, levando à morte. A doença tem cura, mas o tratamento dura cerca de 6 meses e o paciente não deve parar ao se sentir melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares