terça-feira, 21 de agosto de 2012

Itaboraí forma 41 alunos do curso de pedreiro e pintor de obras


Os 41 alunos que concluíram o curso profissionalizante gratuito de pedreiro de alvenaria e pintor de obras participaram na última quinta-feira (16) da cerimônia de formatura promovida pela secretaria municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O evento tem por objetivo criar oportunidades para a inserção desses profissionais no mercado de trabalho.

Durante a solenidade, a subsecretária municipal de Desenvolvimento Social, Sueli Nunes, falou do orgulho de poder entregar os certificados para  29 mulheres que se empenharam mesmo diante das dificuldades. “Fico muito feliz em ver vocês entrando numa área que ainda é dominado por homens. Agora, com o certificado, todos já podem trabalhar na nova profissão”, disse.

As aulas são direcionadas para famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) espalhados pelo município, além do Programa Bolsa Família. O curso de pintor de obras teve uma carga horária de 180 horas e duração de 45 dias.
O de pedreiro de alvenaria, 160 horas e 40 dias. Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas na Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim, localizada no bairro Reta Nova.

A moradora do BNH da Reta Nova, Patrícia da Costa, de 33 anos, falou da importância do curso de pintura para sua vida profissional. “Foi uma terapia para mim, pois sempre fui dona de casa. Agora, com o certificado nas mãos, estou confiante para encarar o mercado de trabalho", afirmou a recém-formada. “Me interessei pela oportunidade de um emprego novo. Sempre trabalhei em casa de família. Com a área da construção civil crescendo, achei que estava na hora de ir atrás de uma nova profissão", disse Joelma Barboza, 38 anos.

O jovem Enzo Morais, 18 anos, já esta pensando num futuro melhor. “Eu adorei o curso. Já trabalho com pintura, mas as aulas me proporcionaram um conhecimento que eu ainda não tinha. Espero poder trabalhar com carteira assinada”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares