quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Itaboraí recebe tomógrafo móvel


Começou a funcionar nesta segunda-feira (30), em Itaboraí, o tomógrafo computadorizado móvel de imagem.
O serviço gratuito ficará disponível até o dia 11 de agosto na Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente à Igreja Matriz de São João Batista, no Centro, e irá atender também moradores de Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Maricá, Tanguá e Silva Jardim.
Instalado em uma carreta especial, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos, permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O tomógrafo computadorizado móvel é operado por médicos radiologistas e o resultado do exame é entregue à Prefeitura.
Para agendar o exame, os interessados devem entregar o pedido médico na Secretaria Municipal de Saúde de cada cidade para que seja autorizado e carimbado. 
O atendimento será das 7h 30 às 18h30 e aos sábados, das 7h3 às 15h. A previsão é de que o serviço realize cerca de 60 exames por dia.
A partir daí, a Prefeitura fica encarregada por entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para agendar dia e horário do exame. O resultado fica pronto entre 15 a 20 dias úteis e serão entregues diretamente nas Secretarias Municipais de Saúde de cada cidade, que ficarão responsáveis por comunicar ao paciente.
De acordo com o novo secretário municipal de Saúde, Marcelo Bagueira, os exames de imagem possibilitam um diagnóstico preciso e rápido, além de permitir um tratamento mais adequado. “Quando a governo está alinhado com o Estado quem ganha é a população, pois desta forma conseguimos investir e organizar melhor o sistema de saúde. Temos uma grande procura pelo serviço de tomografia, que também beneficiará pacientes que residem em municípios vizinhos”, explica.
“Estou muito satisfeito com atendimento. O equipamento é bem moderno. Fico feliz em saber que vou ter um exame preciso”, disse João Gomes, 86 anos, morador do bairro Ampliação.
O tomógrafo móvel funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possuem um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia; dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e contam, ainda, com vestiário para o paciente. O projeto de levar os exames de tomografia computadorizada ao interior do estado começou em 2009 e já atendeu a quase 40 mil pacientes, realizando, até agora, mais de 51 mil exames. Mais informações no telefone (21) 3639-2036.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares