quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Itaboraí terá Centro de Atenção para Álcool e Drogas em 2013

A partir do primeiro semestre de 2013, Itaboraí passa a oferecer um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CapsAD), contribuindo para o tratamento e ressocialização dos dependentes químicos. E até 2014 a cidade receberá também um novo Caps Adulto, com funcionamento 24 horas por dia, além de mais quatro SRT’s , sendo duas do tipo I e duas do tipo II, que darão suporte aos atendimentos de alta complexidade.

A cidade é apontada pelo governo do Estado como modelo no serviço de emergência psiquiátrica para toda Região Metropolitana II, que engloba, além de Itaboraí, os municípios de São Gonçalo, Niterói, Tanguá, Maricá, Silva Jardim e Rio Bonito.

Estratégico na redução de internação de pacientes com transtornos mentais, o serviço funciona, desde dezembro de 2009, no setor de curta permanência do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, atendendo 24 horas, inclusive durante finais de semana e feriados.

Para o médico psiquiatra da gerência de Saúde Mental da Secretaria estadual de Saúde, Carlos Eduardo Honorato, Itaboraí é referência para políticas públicas do setor na região. “O município faz a regulação de suas internações, além de articular e integrar com a rede estadual de assistência em saúde mental, conforme preconiza o Ministério da Saúde. O atendimento é feito de forma mais humanizada e menos agressiva”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares