sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Itaboraí terá Pronto-Socorro Infantil até o final do ano



Já estão a todo vapor as obras para construção do primeiro Pronto-Socorro Infantil de Itaboraí (PSI). A nova unidade funcionará em um prédio anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia, que completa 20 anos no próximo dia 12. O funcionamento está previsto para o início de dezembro e até lá o atendimento às crianças continuará sendo realizado provisoriamente em uma tenda montada em frente ao hospital, onde três pediatras trabalham durante as 24 horas do dia.
“Este PSI será o grande marco dos 20 anos do Hospital Municipal. A atual gestão avançou muito na área da saúde, implantando uma Policlínica de Especialidades Médicas em Manilha, um Atendimento Médico de Emergência (AME) 24 horas em Itambi, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas também em Manilha, com o apoio do governo estadual, a Farmácia Popular do Brasil, que já superou a marca dos 14 mil atendimento, e a abertura de 10 consultórios odontológicos em unidades de saúde da família. Mas a nossa meta é oferecer um atendimento mais humanizado aos pacientes. Por isso, estamos investimento neste novo prédio”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bagueira.
São 150 metros quadrados de construção, além da reforma e adaptação de mais 90 metros quadrados, deixando de legado um PSI moderno com capacidade para mais de 100 atendimentos pediátricos por dia. O novo espaço contará com acolhimento e classificação de risco, além de 15 cadeiras de hidratação para aplicação de medicamentos, três consultórios pediátricos com funcionamento 24 horas, oito leitos para inaloterapia, cinco para observação e 12 para internação, posto de enfermagem e três banheiros. Serão criados, ainda, um leito para traumatologia infantil e uma brinquedoteca, para distrair as crianças enquanto aguardam o atendimento.
“Precisávamos criar uma porta de entrada exclusiva para as crianças, que provocam um fluxo intenso no atendimento. Além disso, os menores têm patologias e imunidades diferentes dos adultos e requerem uma atenção especial. A ideia é ampliar e melhorar cada vez mais o atendimento”, disse Anara Lima, diretora de qualidade do Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase), organização social que gerencia o hospital municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares