sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Eleições 2012 : Entrevista com candidato a Reeleição em Itaboraí Sérgio Soares

Todos os candidatos foram convidados através das redes sociais e assessores para uma entrevista ao vivo, gravada, no Viva Itaboraí. 
Foi concedido o período de 20/08 a 30/08 para as entrevistas, sendo que somente Altineu Côrtes e Sérgio Soares concederam entrevista. 

Sérgio Soares




Entrevistei o atual  Prefeito e candidato á reeleição em Itaboraí pelo Partido Progressista (PP) Sérgio Soares em 20/08, em seu  apartamento no Centro de Itaboraí.

Muito receptivo, mostrou profundo conhecimento sobre a cidade. Mostrou-se ciente sobre as consequências da escolha da cidade como Polo Petroquímico e disposto a buscar soluções. Apresentou diversas propostas e ações já em andamento.
Segue abaixo um resumo da entrevista.
Ouça a entrevista completa aqui e aqui.
Clique aqui e veja suas  propostas e demais informações sobre o candidato direto no site do TRE.


Viva Itaboraí : Com a vinda do Comperj há uma maior necessidade de mão de obra local. Você tem projetos  para a qualificação. E quanto ao ensino superior e transporte universitário?

- Em educação estamos investindo sobremaneira, porque entendemos que a educação é a base da sociedade. Em meus mandatos como prefeito chegamos a 42 escolas construídas, das 96 que o município tem. Isso faz com que possamos dizer que jamais tivemos deficiência escolar na rede municipal. Além disso sempre tivemos a preocupação com o corpo docente do município, com a remuneração á altura da expectativa deles. Pode não ser ainda a ideal, mas jamais deixamos de dar uma melhoria salarial aos profissionais da nossa rede de educação. Isso tudo somado ao crescimento do IDEB, onde Itaboraí atingiu a maior marca da nossa região.
Preocupados também com mais do que é a nossa obrigação, que é a educação de 1º segmento (antigo 1º grau). Conseguimos uma parceria com a FAETEC  que implantou num prédio construído por nós, a antiga FEITA, que foi cedido para o Governo do Estado investir na educação profissional na construção civil.
Lutamos muito nesse mandato para trazer o Instituto Tecnológico Federal, em parceria com o governo federal. Já cedemos a área de 35 mil m² e também já assinamos essa parceria.
Em até 30 dias será lançada a pedra fundamental desse curso que será de 2º grau chegando ao 3º grau, á pós graduação e ao mestrado.
Investimos no transporte universitário, a nossa expectativa é que no futuro todo itaboraiense possa ter dentro de Itaboraí a sua formação universitária. Mas no momento é muito importante a formação profissional.

Viva Itaboraí : E quanto á educação básica e o ensino integral?

- Já começamos a implantar a educação integral na cidade. Estamos aguardando o inicio das obras para a construção de 2 escolas de tempo integral: uma no 1º distrito e uma nas Retas. Vamos absorver  a demanda da guarda mirim, onde aquelas crianças não receberão apenas a formação pedagógica, mas também terão esporte,  cultura e  lazer dentro da escola. Pra ocupar essas crianças com maior necessidade de permanência na escola, dando aqueles que morarem mais longe o transporte na entrada e na saída, para inclui-los na sociedade.

Viva Itaboraí : Com a Rio+20 o Meio Ambiente ficou em evidência e o assunto tem sido discutido amplamente. A Agenda 21 de Itaboraí tem feito diversas ações a fim de mobilizar os alunos da rede escolar na questão ambiental.Como o Sr. Trata a educação ambiental? 

- Essa proposta veio deste quando nós estimulamos a criação da secretaria de meio ambiente, que atua para levar essa conscientização para dentro das escolas. Agora mesmo fizemos um trabalho junto ás famílias para que as famílias se integrem á sociedade. Não só as crianças, mas as famílias também. Já realizamos a 1ª e a 2ª etapas, a 3ª etapa, que é a parte mais prática, deve se iniciar no próximo mandato. 

 Viva Itaboraí : A informatização dos órgãos públicos, escolas e emissão de guias on line e demais facilidades, como será tratada a questão digital no seu governo?

Eu gostaria que isso tudo já tivesse acontecendo. É um propósito meu, pra isso eu criei a secretária de ciência e tecnologia, onde há o projeto de uma cidade digital, o Itambi cidade digital. Queria entregar esse projeto ainda nesse mandato, mas não foi possível, principalmente por material  humano, mas com certeza no inicio do próximo mandato tenhamos esse trabalho.
Na saúde uma das exigências da OS que está administrando o hospital é de que dentro de 3 meses o hospital esteja interligado á toda rede da saúde do município. Nós queremos que isso aconteça com a secretária de Fazenda, para que o contribuinte possa dar entrada on line nos requerimentos dos seus processos. Com o crescimento precisamos informatizar o município.

Viva Itaboraí : Os moradores de Itaboraí se queixam da cidade  não ter um terminal rodoviário, como o de Niterói, por exemplo. Além disso há ainda a questão do preço e da quantidade de linhas, tanto municipais quanto  intermunicipais , a passagem para o Rio de Janeiro, por exemplo,  está custando atualmente R$8,00. O que o Sr. Tem a dizer sobre isso?

- O transporte intermunicipal é competência do Governo do Estado, o município não tem como intervir, o que nós fazemos é fazer a nossa reclamação junto ao Governo Estadual para que esse valor possa ter um custo menor.
Eu tenho lutado pela integração, essa semana mesmo conversamos sobre a integração para que aquele que mora em Pachecos, por exemplo, ao se locomover ao Centro para ir pra Niterói possa utilizar a integração. Em breve terei uma resposta sobre a viabilidade.
O transporte alternativo será mantido por mim como extensão, atendendo aquelas localidades que não são atendidas pelas linhas de ônibus.

Viva Itaboraí : O que será feito para amenizar o problema do transito na cidade que está caótico?  Podemos esperar a criação de ciclovias no seu governo?

- Em Manilha nós temos a Br 101 que administra as margens da rodovia. Precisamos modificar a parada de ônibus para onde hoje fica a 1001, assim facilitaremos o transito, diminuindo o gargalo que se forma quando os ônibus param no ponto da Passarela. Isso já esta sendo feito.
No centro estamos reformulando, colocando uma parada de ônibus mais extensa e ampliando a fiscalização, abriremos um pouco mais nas Casas Bahia, onde haverão 2 corredores de paradas de ônibus, o que diminuirá o congestionamento no Centro.
Quanto a um terminal de ônibus, nós construímos um terminal em Venda das Pedras no passado que não foi bem utilizado pela empresa de ônibus, hoje vemos que o ideal é a construção de um terminal em Manilha, que seria o melhor local,  numa área particular que está sendo negociada.
E estamos na expectativa de que a linha 3 do metrô possa vir até o Centro de Itaboraí.
Estamos fazendo obras em frente ao Vera Gol já pensando nas ciclovias, na Avenida São Miguel. Com o crescimento da cidade nós teremos a 22 de Maio como a Presidente Vargas no Rio, com um fluxo intenso de carros,  por exemplo, mas procuraremos fazer ciclovias entre os bairros, entre Joaquim de Oliveira e São Joaquim e também na Reta Nova, onde pavimentamos e deixamos uma paralela onde prapararemos uma ciclovia que ligaraá a Reta Nova á Reta Velha, que ligará tanto a 22 de Maio á RJ que vai pra Cachoeiras de Macacu, esses erão nossos primeiros pontos de ciclovia.

Viva Itaboraí : O que será feito em relação a ocupação irregular? Haverá incentivo para a regularização dos imóveis ocupados irregularmente? Quanto ao IPTU: os valores poderão ser revistos?

- Nesse mandato não tivemos nenhum ajuste no IPTU, pelo contrário demos anistia para facilitar para as pessoas que tem alguma dificuldade. Criamos também a anistia  para quem tem mais de 65 anos e esteja dentro das regras estabelecidas.
Temos propostas para os proprietários das áreas centrais da cidade para que o IPTU seja revertido em melhorias urbanísticas dessas áreas (muro, limpeza, calçadas, etc). Isso está sendo estudado pela procuradoria.
Pretendemos dar o titulo de propriedade ás famílias que moram no Barreiro, ali atrás do hospital, na Vila Gabriela 1 e 2, no Outeiro e em todas aquelas que isso for possível, fazendo o projeto urbanístico.

Viva Itaboraí : E quanto ao comércio e indústria local. Como o itaboraiense pode esperar ser tratado?  Haverá incentivos para a permanência do pequeno comércio local e regularização dos pequenos comércios de bairro (mercearias, bares, salões, etc). E quanto ao parque industrial, como será tratado?

-Já temos o Polo industrial que concentra as novas industrias e a nossa legislação já esta preparada para que as empresas que possam degradar o meio ambiente não sejam permitidas em várias áreas do nosso município.
Quanto ao pequeno empreendedor nós já temos uma legislação que facilita a regularização.
Já tivemos nessa gestão inúmeras legalizações de empreendedores na nossa cidade.
Basta procurar a secretária de Industria e Comércio que tem um setor próprio para atender ao pequeno empreendedor.

Viva Itaboraí : Haverá cobrança de Contrapartida/ Compensações de empresas”estrangeiras” para instalação das mesmas. Há previsões? Quais? 

- Itaboraí era uma cidade dormitório, onde 90% da cidade trabalhava fora. Hoje, com a vinda dessas empresas, há uma absorção dessa mão de obra local,  trazendo impostos e mercado de trabalho, possibilitando Itaboraí ter vida própria, deixando de ser a cidade dormitório que era antes.
Nós teremos no futuro um crescimento no repasse do ISS que será revertido em investimentos em saneamento, infraestrutura, saúde e tudo o mais que nós precisamos.

Viva Itaboraí : Quais ações de assistencialismo social estão previstas no seu governo?

- Nós já fazemos em parceria com  o governo federal. Já temos mais de 15 mil famílias atendidas pelo Bolsa Família no município. Paralelamente nós trabalhamos em outros setores como a educação, onde oferecemos toda a estrutura necessária para a formação do aluno em cidadão. Inclusive no próximo ano, sendo necessário, forneceremos uniforme de inverno. Eu acredito que investindo no cidadão para que ele possa ter cidadania para se manter pela vida sem precisar de ações assistencialistas como o Bolsa Família.
Nós temos hoje a farmácia Popular com medicamentos com custo zero ou a preços simbólicos, ampliamos a rede de saúde para a população que não possui plano de saúde. 

Viva Itaboraí :  O que será feito para evitar a perda da cultura pesqueira típica da região do Manguezal de itambi como houve com a produção de laranja?  E quanto á arborização da cidade, haverá criação de parques?

-Desde o primeiro ano toda a produção pesqueira é absorvida pelas escolas do município.
Com o PAC demos 240 apartamentos para os produtores do mangue, garantimos que na época do defeso damos 3 meses de salário para garantir seu sustento.
Com a associação dos oleiros, na urbanização da 22 de maio no outeiro estamos alocando em quiosques para que possam perseverar em sua profissão.  Assim como também serão instalados ali os produtores de flores de Sambaetiba e Pachecos que poderão expor ali a sua produção.
Quanto a arborização nós sempre trabalhamos nesse sentido, preservando num pacto com os oleiros e o Ita Flores que ajudarão nessa preservação. Na Av. 22 de maio nós colocamos Palmeiras, infelizmente muitas se perderam por causa do vandalismo.
Nisso nós precisamos contar com a população para que haja a preservação do poder público.

Viva Itaboraí : Itaboraí é uma cidade rica em história e cultura. Existe hoje a tentativa de criação de um museu ferroviário em Visconde. Assim como também existem projetos que visam o tombamento de toda a praça Mal. Floriano Peixoto e utilização dos prédios históricos como museu. Isso sem contar com o Parque Paleontológico de São José, hoje administrado pela UFRJ. Quais serão os esforços em relação a essas iniciativas?

Temos projetos.
Quem tem menos de 50 anos de idade não sabe o que funcionou em São José. Eu nasci e fui criado lá, havia a extração de calcário e foram encontrados muitos fósseis, muitos arqueólogos visitaram o local até ser abandonado pela indústrias Mauá. Quando fui eleito eu tornei aquela área como área de utilidade pública, desapropriei para podermos preservar e manter aquela área de 34 alqueires. Construímos 6 casas para as famílias que moravam lá. Voltando á Prefeitura realizamos o convênio com a UFRJ para que fosse cuidado. Continuaremos cuidando e estenderemos  esse modelo ao Centro de Itaboraí, para os mais novos  conhecerem a história de Itaboraí.
A Praça Marechal Floriano já estamos com um projeto de reforma.
O Centro Gastrônomico está sendo criado, no final de semana o transito de veículos será fechado, isso já está iniciado.
Quanto ao Museu Ferroviário: Pena que não podemos colocar um trem como tem em Minas. Mas o que foi solicitado através do Orçamento Participativo está sendo feito. As obras estão sendo realizadas na estação ferroviária de Visconde.

Viva Itaboraí : Já que o Sr. Falou sobre o Orçamento Participativo, ele será mantido?

- Está mantido e convoco todas as associações a participarem. Semana passada estávamos entregando o transporte em Pachecos, entregamos vários outros projetos como o de Picos onde desapropriamos uma área para atender o que foi solicitado.


Viva Itaboraí : Já existem atividades desportivas oferecidas pra alguns alunos do município (balé, capoeira, etc). Quais ações estão previstas em relação a essas atividades? Existe a possibilidade da criação de um ginásio poliesportivo municipal? 

- Acabamos de entregar 8 quadras cobertas e no próximo mandato não ficará 1 escola sem quadra coberta. Nesse mandato foram 12 quadras cobertas. Não construiremos mais nenhuma escola que não tenha quadra. Nas escolas de tempo integral teremos esse projetos.
Há uma pretensão maior, que é a desapropriação de uma área de 77 mil m² que fica em 3 pontes, que é um lugar estratégico, a 200 mts da Br 101, estamos discutindo se continuaremos com o estádio no Centro da Cidade ou se faremos lá uma verdadeira Vila Olimpica, com um grande ginásio coberto, parque aquático e tudo mais para a praticas de esportes. Faremos uma audiência publica para ouvir o povo ou  levaremos para a Câmara a possibilidade de vendermos a área do estádio e o dinheiro ser usado para ajudar na conclusão desse grande projeto.

Viva Itaboraí :  E como fica a 3ª idade e a população em geral?

Temos o projeto conviver que foi criado no nosso primeiro mandato, contando hoje com 3 mil idosos cadastrados, mas temos capacidade para 12 mil idosos.
Temos esse projeto em todo o município, mas precisamos da iniciativa das comunidades.
É preciso que a comunidade também tenha essa participação.
E construímos agora a cidade do Saber e da Experiencia (cidade do idoso) no Clube Ferma, que estava abandonado. Já estamos com o projeto pronto e atuando. Estamos trabalhando na pavimentação e melhorias daquela localidade.

Viva Itaboraí : Quais ações serão adotadas na saúde? Posto de saúde / Unidade de saúde da família, como será em sua gestão? Hospital de queimados e Hospital da mulher.  O que o Sr. Tem a dizer sobre? E há previsão da criação de local especializado para atendimento em caso de grandes desastres que possam ocorrer pela grande quantidade de indústrias que a cidade está recebendo?

-  Na questão do hospital de queimados e grandes emergências é um trabalho para ser feito na secretária municipal de saúde. Temos que ter  suporte do Estado nesse sentido, creio que o Estado já fez isso.
Estamos fazendo um esforço no HMDLJ para atendermos sempre a população, temos 140 leitos no hospital, atendemos cerca de 700 pessoas por dia, temos de 20 a 30 cirurgias diariamente, 10 a 15 partos por dia, 104 médicos atendem no hospital. Mas estamos trabalhando para melhorar o atendimento.
Há recursos sendo aplicados.
Em 30 dias a tomografia estará sendo inaugurada dentro do hospital, esperamos em em 6 meses tenhamos a ressonância. No próximo mandato construiremos o hospital infantil ao lado do HMDLJ e o hospital da mulher, que é um sonho meu, mas não foi possível.
Estamos com a administração indireta (OS) que melhorou bastante o atendimento. Tomei as atitudes necessárias para melhorar, mudamos os secretários que não se adaptaram  àquele setor.  Lutamos junto ao Estado para a colocação da UPA de Manilha, colocamos  o atendimento 24 hrs 7 dias por semana em Itambi, a policlínica de Manilha.
Continuaremos trabalhando pelo saneamento e pela água tratada.
Trabalharemos para privatizar o abastecimento de água para melhorar o serviço.
Nesse mandato colocamos 100 km de esgoto no município. Isso também é saúde.
Estamos cobrando qualidade dos PSFs, e cuidando para que hajam funcionários, sem faltas e cobrando da secretária de saúde o bom atendimento á população.


Viva Itaboraí : O que vai ser feito para promover a geração do 1º emprego. O que será feito para o trabalhador local em relação á geração de novos empregos?

A secretária de trabalho tem feito diversos cursos em convenio com o Governo Federal, como o Jovem Trabalhador, com isso tivemos a inserção no mercado de trabalho de mais de 2 mil jovens. Só a FAETEC oferecemos cursos de aprimoramento.
Há um desejo nosso de ampliar isso, criando um núcleo de preparação do trabalhador no mercado de trabalho. Para isso estamos em contato com  as empresas constantemente para saber qual é a maior demanda, pois as pessoas se profissionalizam na contramão do que o mercado necessita.
O Instituto Tecnologico Federal vai atender bem a essa nova demanda das empresas , por isso não  medimos esforços em ceder essa área que no mercado imobiliário de 80 a 100 milhões, com 35 mil mts. Isso vai ser o meu  grande marco na vida pública em Itaboraí que foi conseguir colocar a minha marca nessa verdadeira universidade federal que começa no 2º grau. Esse trabalho começaraá no próximo ano, pois já conversei com eles e eles disseram que se eu tiver um prédio que acate as mínimas necessidades eles já colocarão esse 2º grau em Itaboraí enquanto as obras vão sendo realizadas pelo Governo Federal.


Viva Itaboraí : Deixe sua mensagem aos moradores de Itaboraí:

-  Quero dizer que agradeço a oportunidade, para que eu possa colocar ao conhecimento da população, para que os eleitores possam comparar os concorrentes e tenham um voto consciente no dia 7 de outubro. Espero ser o mais preparado para continuar administrando a minha terra, o meu município, toda a minha profissão médica durante 15 anos. No dia que eu não estiver mais entusiasmado com Itaborai como administrador público não me candidatarei. Mas jamais deixarei a minha terra, até os últimos dias da minha vida.
Desejo um abraço a todos e que Itaboraí seja muito feliz no dia 7 de Outubro na escolha de seu próximo governante.


Encontre Sérgio Soares nas redes sociais




Veja aqui a entrevista com o candidato a Prefeito pelo PR Altineu Côrtes.

2 comentários:


  1. Meu parecer: Sem dúvida nenhuma está a par do que ocorre atualmente no município, senão não seria o prefeito. Mas se ganhar a eleição, tudo ficará "como dantes no castelo de Abrantes".

    ResponderExcluir

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares