quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Itaboraí é apontada pelo Governo do Estado como modelo em saúde mental



Durante o “Fórum Regional da Saúde Mental” para os municípios da Região Metropolitana II (Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Silva Jardim, Maricá, Rio Bonito e Tanguá), que aconteceu na terça-feira 28 na Câmara Municipal de Vereadores, o médico supervisor da internação psiquiátrica da secretaria estadual de Saúde, Arlindo Gomes, fez questão de ressaltar o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade.
“Itaboraí é, sem dúvidas, o município mais bem estruturado de toda a Metropolitana II. A média de internações aqui é muito baixa, o que significa que há uma excelente assistência extra-hospitalar. O município faz a regulação de suas internações, além de articular e integrar com a rede estadual de assistência em saúde mental, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Trancafiar o doente mental não é a solução. Eles têm de, sempre que possível, conviver com a sociedade. Internação é para o último caso”, disse.

O fórum, que tem o propósito de fazer uma análise crítica dos hospitais, ambulatórios, além de verificar a situação, a disponibilidade de vagas e todo o sistema de saúde mental, ocorre a cada dois meses rodando pelas seis cidades da Região Metropolitana II.
“Avançamos bastante durante esses 3 anos e 8 meses que estamos no programa. Obtivemos um salto de qualidade que fez Itaboraí ser reconhecida não só pela Secretaria Estadual de Saúde, como também pelo Ministério da Saúde, trabalhando dentro de suas normas desde a entrada na emergência até o acompanhamento diário”, ressaltou o coordenador do Programa Municipal de Saúde Mental, Marcos Roca.
Novos serviços

A partir de setembro, Itaboraí passa a oferecer duas unidades de para cuidar de pacientes com transtornos mentais do município que antes recebiam atendimento no Hospital Colônia de Rio Bonito (HCRB). A intenção é proporcionar um atendimento e tratamento bem mais humanizado e inserí-los de volta à sociedade.

As unidades a serem implantadas serão do tipo I, para atendimentos com baixa complexidade. Cada casa terá três quartos e contará com uma equipe composta por cuidadores e técnicos de enfermagem trabalhando 24 horas por dia, para atender os 16 usuários do serviço.

No ano que vem, serão mais duas SRT’s para mais 18 cidadãos. Os leitos de observação do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, que hoje são 4, serão dobrados para 8 até o fim de 2012.
A partir do primeiro semestre de 2013, Itaboraí passará a oferecer um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CapsAD), contribuindo para o tratamento e ressocialização dos dependentes químicos. E até 2014 a cidade receberá também um novo Caps Adulto, com funcionamento 24 horas por dia, além de mais quatro SRT’s , sendo duas do tipo I e duas do tipo II, que darão suporte aos atendimentos de alta complexidade.

Um comentário:

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares