quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Itaboraí inicia projeto “Saúde à sua porta”



Para atender com mais qualidade a crescente demanda de usuários que utilizam a rede pública municipal de saúde, Itaboraí está implantando o projeto “Saúde à sua porta”. De casa em casa, profissionais da enfermagem, além do Grupo de apoio Técnico (GAT) composto por fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, verificam a pressão arterial dos familiares, fazem teste glicêmico em diabéticos, marcam consultas médicas e avaliam o estado de saúde dos moradores. A meta é realizar dez visitas diariamente.
O objetivo do projeto é alertar a população sobre os cuidados com a saúde, fazendo exames simples, ainda na residência da pessoa, como um complemento do Programa Saúde da Família (PSF), na assistência aos pacientes em situação de vulnerabilidade ou com alguma condição de saúde que necessite de mais cuidado. As prioridades são: pacientes acamados ou com alta recente do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior; puérperas (mães que deram a luz) e recém-nascidos; moradores de microáreas distantes de postos de saúde; pessoas com necessidades de curativos e em sofrimento mental intenso.
Para secretário municipal de Saúde, Marcelo Bagueira, “com essas visitas domiciliares descobrimos várias situações que necessitam de ajuda. A presença de nossas equipes acontecem de forma afetiva e com compreensão aos problemas da família. E com o mesmo carinho que nós os atendemos também fomos recebidos. Sabemos também que o Programa de Saúde da Família é uma das mais bem-sucedidas iniciativas em saúde das últimas décadas, por estabelecer vínculos de compromisso e de corresponsabilidade com a população”, explica.
Atualmente o Programa Saúde da Família de Itaboraí conta com 45 equipes, distribuídas por 34 unidades, com uma cobertura populacional de 81%. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares