segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Itaboraí institui o projeto “Brigada contra Dengue”



Unir forças para lutar contra a dengue. É desta forma que a secretaria de Saúde de Itaboraí irá combater os focos do mosquito, instituindo o projeto “Brigadas contra dengue” em instituições públicas e privadas do município, através do Programa Municipal de Controle do Dengue (PMCD).
A ideia é formar e capacitar grupos para desenvolver o serviço antilarvário do mosquito Aedes aegypti.

Os brigadistas têm a função de identificar, destruir e evitar nova formação e reprodução de criadouros, além de direcionar ações de controle para as áreas mais críticas. O objetivo é reduzir o Índice de Infestação Predial, combatendo focos do mosquito em prédios e espaços públicos, além das próprias moradias e região onde vivem.

O secretário de Saúde de Itaboraí, Marcelo Bagueira, destaca a importância do envolvimento da sociedade no combate a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Temos que combater este mosquito todos os dias. Mas não basta só a administração pública fazer sua parte. A eliminação dos focos e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para evitar a proliferação do Aedes aegypti. É de suma importância a colaboração de todos nesta batalha, que deve continuar após a visita dos brigadistas, para evitar que a situação fuja do controle”, explicou.

Para melhor resultado do projeto, os brigadistas serão selecionados e indicados pelas suas respectivas instituições e encaminhados para participar de um curso de formação, promovido e coordenado pelo PMCD. Um curso de 40 horas abordará temas sobre a doença e as medidas profiláticas, bem como as suas interfaces sociais.

Mais informações no disque-dengue 2639-8176.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares