terça-feira, 11 de setembro de 2012

Primavera chega mais cedo em Itaboraí com 9º Itaflores



Cores, formas e perfumes encheram de vida a Praça Marechal Floriano Peixoto, no centro de Itaboraí, durante o final de semana prolongado. Quem não viajou pode aproveitar a 9ª edição do Itaflores – Encontro de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais, resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, através do Programa Florescer e da Emater-Rio.

Com o tema “Contagie-se com a magia das flores!" a segunda maior produtora de plantas para paisagismo do Estado do Rio de Janeiro ofereceu nos dias 7, 8 e 9 cursos, palestras e diversas atividades para toda família. “Mais uma vez, o evento da floricultura de Itaboraí confirmou a importância do nome do município para o agronegócio”, comentou a secretária municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Bianca Mello.
Às vésperas da estação mais florida do ano, o público que passou pelo local teve a oportunidade de conversar com produtores de todo o Estado do Rio, conhecer a variedade de plantas ornamentais, acessórios e artesanatos e adquirir flores para decoração. De acordo com dados do órgão municipal, assim como em 2011, foram comercializadas cerca de 185 espécies, o que agradou os produtores da região.
Nas palestras realizadas no Teatro Municipal João Caetano foram abordados temas para quem produz no mundo rural e da agroecologia: Política e Práticas na transição no manejo integrado e na produção de plantas medicinais. Também aconteceu oficina sobre Farmácia Verde: plantio, produção e manipulação de plantas medicinais. Para os profissionais do ramo, a sensação do evento foi a aula do paisagista holandês Gustaaf Winters, atualmente radicado em Holambra, interior paulista.

Em seu minicurso, que ocorreu durante todo o domingo (09), o profissional fez um histórico dos primeiros projetos paisagísticos, criado no ano de 2.200 A.C na Grécia. Destacou as características dos estilos romano, persa, medieval, italiano, francês, inglês, holandês, chinês e japonês. Dentre todos, destacou a importância da simetria e do equilíbrio. “Posso dizer que o paisagista pode ser considerado um doutor. Cada jardim é uma nova tese. Precisamos primar pela beleza e combinações que tornem o local harmonioso”, explicou.

De acordo com a coordenadora do Programa Florescer, Nazaré Dias, o evento tem contribuído para a profissionalização dos produtores e acesso à novas tecnologias de produção, além de identificação de novos nichos de mercado, estimulando o desenvolvimento da cadeia produtiva de flores no estado.“ O Itaflores se consolidou como um importante evento para divulgação do segmento e, hoje, integra o calendário oficial da atividade. A cada edição proporciona a toda a cadeia de plantas ornamentais do estado o intercâmbio de conhecimento e incentivo a novos produtores, além de criar oportunidades de negócios”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares