terça-feira, 30 de outubro de 2012

Prefeitura de Itaboraí forma 210 alunos em curso de teatro



À noite  foi de alegria e satisfação para os 210 alunos formados nas oficinas do projeto “Teatro para Todos”, oferecido pela Prefeitura de Itaboraí, através da secretaria municipal de Educação e Cultura. Com o diploma, os maiores de 16 anos poderão buscar informações sobre os procedimentos para obter o registro profissional de atores no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated/RJ), tornando a profissão regulamentada e assentada na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Realizado na Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia, Itaboraí, o ato da entrega dos certificados de participação nas oficinas de teatro foi entregue pelos padrinhos e madrinhas dos participantes. “Um projeto como este deve continuar. Desde 2009 já formamos mais de 1,5 mil pessoas, de diversas idades e municípios”, disse a secretária de Educação e Cultura, Georgina Sales.

Durante seis meses de aulas totalmente gratuitas, realizadas uma vez por semana no Teatro Municipal João Caetano, os estudantes participaram ativamente de exercícios como concentração, técnicas para decorar textos, expressões corporais, formas de entonação e dicção, ministradas pelo professor Mário Lemos. “É um orgulho para mim formar estes novos artistas. Quero agradecer as pessoas que acreditaram em nosso trabalho”, ressaltou.

O aposentado Gercê Soares de Oliveira, 73 anos, aluno formado pela oficina sabe muito bem sobre a importância do teatro na sua vida. “O palco não exige maturidade ou jovialidade, mas vontade de viver o personagem. Estou escrevendo um livro de poemas que será interpretado pelos meus colegas de turma. Será uma honra para mim”, afirmou.

Para Leonardo dos Santos Silva, 22 anos e morador de Nova Iguaçu, sua alegria não tem tamanho. “Tive que contar com uma determinação muito forte, pois moro longe, mas o amor ao teatro me dava ânimo de encarar a distância. Agraço muito a Prefeitura de Itaboraí por esta iniciativa. Gostaria que a minha cidade tivesse um curso como este”, declarou.

Auto de Natal

De acordo com o diretor do Teatro Municipal, Sidney Moura, o encerramento do projeto “Teatro para Todos” será no final do ano, com a encenação do Auto de Natal, onde os alunos farão apresentações. Em novembro, durante a 19ª Feira do Livro, os estudantes e agentes culturais do projeto também farão exibições para população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares