sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Campanha de vacinação em cães e gatos acontece neste sábado (10) em Itaboraí


Sábado, dia 10 de Novembro, é dia de vacinação contra a raiva animal, das 8h às 17h. A meta do município de Itaboraí é vacinar cerca de 40 mil cães e gatos durante a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. A ação será realizada em 60 postos espalhados pela cidade. A vacina imuniza o animal durante um ano.
De acordo com o coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Lemos, a vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos. “A maioria dos casos da raiva humana é transmitida pelos cães, por isso, a extrema importância da vacinação, que não tem contraindicações. Os animais a partir do segundo mês de vida e fêmeas prenhas estão aptos a serem vacinados. Animais com idade inferior a 60 dias ou que estejam doentes não devem ser vacinados nesse dia”, afirma.
Recomenda-se que os cães sejam levados com coleira, guia e focinheira, além de serem conduzidos por adultos, para controlá-los na hora de tomar a vacina, sem oferecer risco de agressão ao proprietário e outras pessoas. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte para que não fujam ou provoquem acidentes. Crianças não devem levar os animais para vacinar.
Saiba mais:
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que atinge cães, gatos e também o homem. Os sintomas da doença são: mal-estar, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. Nos cães e gatos a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos, persistindo durante toda a evolução da doença. A morte do animal acontece, em média, entre 5 a 7 dias após a apresentação dos sintomas. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas.
Tanto no homem como nos animais, quando os sintomas da moléstia se manifestam, já não há mais cura possível. A melhor forma de prevenção é vacinar anualmente cães e gatos, não se aproximar de animais de rua, não mexer ou tocar quando os mesmos estiverem se alimentando ou dormindo.
Serviço:

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica em Itaboraí acontece no próximo sábado (10), das 8h às 17h.
A imunização ocorrerá em escolas e postos de saúde.

O Departamento de Vigilância Sanitária fica localizado na Rua Padre Egídio Cavout, nº 28, bairro Jardim Imperial, Itaboraí. Mais informações: 3639-0617.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares