segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Itaboraí inicia segunda etapa de vacinação contra febre aftosa


A secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Itaboraí iniciou neste mês a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no município. A campanha, que acontece todos os anos em maio e novembro, tem o intuito de vacinar bovinos e bubalinos para que a doença continue erradicada no Estado do Rio.
Técnicos da secretaria estão percorrendo as propriedades rurais, como Sítio Santa Luzia, em Sambaetiba, e Fazenda Vargem Grande, na Reta Velha, para aplicar a vacina, que é gratuita aos pequenos produtores. “Itaboraí é o único município da região a fornecer a vacina e aplicação sem nenhum custo para os produtores. Essa remédio é muito importante para a saúde dos animais e para que a doença continue erradicada na região”, disse Renato Ferreira, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. A expectativa é vacinar 10 mil cabeças até o fim deste mês, quando termina a campanha, somando, em média, 30 mil doses fornecidas anualmente.
O produtor rural que não vacinar ou não declarar a vacinação do seu rebanho está sujeito a multa e ainda ter a venda do animal proibida. O transporte dos bichanos que não estão imunizados também é proibido. Para isso, a secretaria já viabiliza o fornecimento do Guia de Transporte de Animais (GTA), aqui mesmo no município.
Quem não estiver com a vacinação dos animais em dia deve agendar a visita da equipe de imunização para evitar punição. A vacinação é obrigatória. Mais informações pelo telefone 3639-1570 ou diretamente na sede da Secretaria, Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Saiba mais - O Rio de Janeiro é considerado área livre de aftosa há 13 anos sem o registro da doença em seu rebanho bovino. O controle da doença tem contribuído para a elevação dos negócios pecuários no estado, permitindo que o Rio se destaque no cenário nacional pela qualidade de seus plantéis, principalmente na produção de material genético (sêmen, embriões, matrizes e reprodutores).
A Febre Aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Também afeta elefantes, camelos, lhamas, ratos e capivaras. Não afeta equídeos (cavalos, asnos, mulas e bardotos). Os seres humanos raramente são infectados pelo vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares