segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bloco de Carnaval promove política antimanicomial para pacientes mentais de Itaboraí




Em clima de alegria e descontração, cerca de 50 pacientes, entres adultos e crianças, dos Centros de Atenção Psicossocial de Itaboraí (Caps e Capsi)  saíram no bloco carnavalesco “Me solta que eu pulo 2013”, na tarde da quarta-feira(06/02), na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade. Com o enredo “Cuidar sim, prender não”, o bloco destacou a política antimanicomial estabelecida pela Reforma Sanitária Brasileira.
“Os pacientes ficaram aqui na sede se preparando nesse clima de carnaval, fazendo fantasias, escrevendo os seus desejos, ocupando as suas mentes”, afirmou Marcos Roca, coordenador interino do Programa de Saúde Mental do município.
Segundo Marcos, esse trabalho é essencial para a inserção do paciente na realidade temporal e social:
 “Com ações como essa os pacientes passam a ter a noção do que acontece no mudo, e podem interagir com pessoas saudáveis mentalmente”, disse.
O Caps de Itaboraí desenvolve um trabalho de terapia ocupacional com pacientes que possuem doenças mentais de nível intensivo, semi intensivo e não intensivo, com base na política antimanicomial. O programa estabelece que o paciente fique durante todo o dia realizando tarefas e terapias no Caps, e, em seguida, vão dormir em seus domicílios.
Pacientes, funcionários e familiares puderam interagir entre si e trocar experiências. Deisilaine Oliveira, mãe de um menino de 9 anos com deficiência mental, aprovou a iniciativa da Prefeitura.
“Eventos como esse fazem com que as pessoas encarem o meu filho sem preconceito”, afirmou Deisilainte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares