quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Itaboraí tem carnaval record com mais de 140 mil pessoas




O sambista Neguinho da Beija-Flor fechou em grande estilo o Carnaval 2013 em Itaboraí, na noite desta terça-feira. Nos quatro dias de festa, cerca de 140 mil pessoas lotaram a Avenida 22 de Maio, no Centro da cidade, para assistir apresentações de artistas como os cantores Mumuzinho e Sérgio Loroza, a bateria da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio e o grupo Cordão da Bola Preta, entre outros, além de matinês infantis comandadas pelo animador Fabiano Araújo. Também houve carnaval em todos os distritos do Município, com participação de bandas, blocos, DJs e MCs, com direito a visitas do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, que percorreram a cidade durante os dias de folia.

Após mais de uma década, a 22 de Maio voltou a ser o palco principal do carnaval em Itaboraí. Durante todos os dias, a festa foi marcada pelo clima de tranquilidade, sem registros de tumulto ou violência. Segundo o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, a 22 de Maio continuará sendo o palco principal do carnaval na cidade, ideia aprovada pelo próprio público que prestigiou a festa.

“Conseguimos realizar um carnaval histórico, muito superior aos dos anos anteriores, mesmo com poucos dias para planejarmos tudo, e a um custo inferior”, disse Helil. “Isso é resultado de competência, de se escolher a equipe correta e de se buscar sempre o melhor a um custo o mais baixo possível”.

A média de público em cada dia na 22 de Maio foi de 35 mil pessoas, superando a expectativa, que era de 30 mil foliões diariamente. Ao longo dos quatro dias, as três equipes médicas de plantão na Avenida realizaram, ao todo, 98 atendimentos, com sete remoções para o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, a maioria por excessos no consumo de álcool. Todos os removidos foram liberados e passam bem.

Escolas de volta

A mudança para a Avenida, proposta por Helil e sua equipe, foi apenas o início do resgate do carnaval de Itaboraí. Com o passar dos anos, a ideia é a de manter a agenda de shows, prestigiar os blocos e também resgatar os tradicionais desfiles das escolas de samba locais, que não acontecem desde o ano 2000. Segundo o presidente da Comissão de Carnaval, Cláudio Dutra, uma pesquisa já vem sendo feita, em busca dos responsáveis pelas escolas que pararam de desfilar.

“Tínhamos uma grande expectativa em relação a como a população iria receber um carnaval diferente, e tudo deu certo. Já para o ano que vem, além dos shows, vamos tentar realizar um desfile com ao menos duas escolas de samba locais. A ideia é a de que, em 2015, possamos retomar com a disputa entre as agremiações, resgatando essa tradição que tinha sido esquecida na cidade”, diz Cláudio.

Durante o show de encerramento da folia, o cantor Neguinho da Beija-Flor foi recebido com muito carinho pelo público e lembrou que há cerca de 20 anos não cantava na cidade.

“A receptividade e o calor humano foram incríveis. É muito bom retornar a Itaboraí,  principalmente no momento e que a cidade começa a viver um período de progresso. A população merece isso, e todos estão de parabéns pelo belo carnaval”, disse Neguinho.

Antes de subir ao palco, o intérprete da Beija-Flor de Nilópolis recebeu o prefeito Helil Cardozo no camarim. De lá, já de microfone nas mãos, os dois arriscaram um duo, interpretando um trecho de “Domingo eu vou ao Maracanã”, levantando o público.

Após a apresentação de Neguinho,  toda a  Comissão de Carnaval foi chamada ao palco para celebrar o sucesso da empreitada.

“Quero agradecer a essa Comissão, que trabalhou para o sucesso desse carnaval, e também à população de Itaboraí e aos nossos visitantes, que participaram da festa sem qualquer tipo de confusão. Deus esteve presente, controlando os ânimos.”, disse Helil, junto à sua equipe. “Obrigado a todos os artistas, e também ao corpo de médicos e enfermeiros, aos barraqueiros que trabalharam na Avenida, à nossa Guarda Municipal e às equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que se fizeram presentes e atuantes em todos os pontos da cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares