quinta-feira, 14 de março de 2013

Exposição na Casa de Cultura de Itaboraí sobre Heloisa Alberto Torres




A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres inaugurou uma exposição de peças do acervo da antropóloga itaboraiense que dá nome ao espaço. A mostra “Uma mulher à frente do seu tempo” faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

A exposição abre suas portas com mostra de fotos, matérias jornalísticas, relatos históricos e objetos pessoais de Heloísa Alberto Torres, entre outras peças. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, a exposição é uma forma de homenagear uma das personagens femininas mais influentes do século 20, que influenciou instituições do campo científico e cultural brasileiro e internacional, além de ser a primeira mulher a se tornar diretora do Museu Nacional.

 “Heloísa Alberto Torres foi uma defensora ardorosa dos direitos da mulher, tendo participado ativamente da mobilização nacional pelo voto feminino em 1932, além de ser responsável pela redescoberta e inserção da cultura e memória de Itaboraí no cenário nacional e mundial”, afirmou Dutra.

Ainda segundo o presidente, graças ao trabalho da antropóloga e à preocupação em dispor o seu acervo, Itaboraí hoje recebe pesquisadores brasileiros e de outras partes do mundo, como americanos, italianos e franceses, para estudos sobre antropologia, sociologia e memória da cidade.

A exposição, com entrada franca, estará aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h até o dia 05/04/2013.
 A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro. Mais informações pelo telefone 3639-2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares