quinta-feira, 14 de março de 2013

Itaboraí começa as ações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa



Cerca de 300 professores da rede municipal de Itaboraí participaram do primeiro encontro de formação continuada do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que tem a adesão do Município e visa alfabetizar todas as crianças do Brasil com idade até 8 anos. O evento ocorreu na Escola Municipal Alto Rodrigues, em Manilha, e contou com a palestra da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Elaine Constant, mestre em Educação e doutora em Politicas públicas e Formação humana.

Ao todo, são mais de 5.300 cidades participantes em todos os Estados. Em Itaboraí, 16 coordenadores e 400 professores serão preparados, por meio da formação continuada oferecida pelo MEC em parceria com a UFRJ. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Susilaine Duarte, Itaboraí vai cumprir todos objetivos fixados pelo Ministério.

"A palavra pacto sugere que os dois lados devem se comprometer com o objetivo proposto, e é isso que vamos fazer. O MEC nos ofereceu o material e a formação. Em dois meses, a Prefeitura realizou duas convocações de professores: a primeira com 80 convocados, e agora chamamos mais 60, informa Susilaine. “Foram 20 educadores só para atender ao ciclo de alfabetização, e ainda chamaremos os especialistas para compor a equipe pedagógica de cada escola".

Na palestra, a professora Elaine Constant, que coordena o Pacto nos 92 municípios do Estado, falou sobre sua experiência como alfabetizadora e a importância do Pnaic para os alunos e o desenvolvimento do país.

"Espero que Itaboraí tenha êxito com a alfabetização, visto que a cidade demostra total interesse. Aqui, cada departamento da Secretaria de Educação assumiu uma responsabilidade com o Pacto, algo que eu não tinha visto nos outros municípios. Creio eu que será uma experiência muito bem sucedida. Estou orgulhosa de Itaboraí".

A ideia de trazer Elaine Constant para falar aos professores, segundo Susilaine Duarte, foi inspirada no ministro da Educação, Aloizio Mercadante."Pensamos em fazer o primeiro encontro convidando a professora Elaine para que todos se envolvam, assim como o ministro fez em Brasilia, falando sobre o Pacto com os prefeitos", explicou a secretária.

A palestra agradou aos professores do Município."Com a proposta de trazer s formação continuada, com orientação para o professor e material de apoio pedagógico adequado, o Pnaic tem tudo para dar certo", disse Daniele dos Santos Gomes, uma das educadoras inseridas no programa.

Também estiveram presentes no encontro os subsecretários de Educação de Itaboraí e toda a equipe pedagógica da pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares