terça-feira, 5 de março de 2013

Secretário de saúde de Itaboraí é eleito vice presidente do Cosems


O secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, foi reeleito vice-presidente da Região Metropolitana II no Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ).
A escolha do gestor ocorreu  durante o encontro do colegiado de gestão regional, em Niterói, que também elegeu nova diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2013/2015.  Edilson Francisco dos Santos é médico pediatra formado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis. Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria e Servidor de Carreira da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro desde 1987. Especialista em Pneumologia Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz. Especialista em Gestão de Saúde pela UERJ. Ex-Secretário Municipal de Saúde dos Municípios de São Gonçalo (1996 a 1997), Maricá (2001 a 2003) e Tanguá (2006 a 2012). Ex-Coordenador do Núcleo Central de Vigilância Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (2004 a 2005). Ex-Superintendente de Planejamento e Finanças da Secretaria de Saúde de Maricá. Ex-Subsecretário Municipal de Saúde de São Gonçalo (1998 a 2000), entre outros cargos públicos exercidos na área de Saúde. Também é Diretor Geral de Saúde do CONLESTE (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense).

Entre as principais propostas que serão levadas pelo vice-presidente estão as seguintes: buscar soluções para as demandas de cirurgias eletivas, melhoria no atendimento de ortopedia e neurocirurgia, qualificação das equipes do Samu, rediscussão do planejamento em saúde para adequação aos Planos Plurianuais (PPAs) de cada município e ao impacto da implantação do Comperj, e qualificação de gestores e gerentes da região para as novas técnicas do setor e adequação à legislação em vigor.

Para Edilson, ser representante dessas cidades no Cosems/RJ vai facilitar o encaminhamento dos assuntos de interesse das secretarias de Saúde e potencializar a gestão municipal dentro do Conselho.

“Por meio dessa representação, haverá o fortalecimento das ações junto ao Estado para benefício dos sete municípios integrantes da Região Metropolitana II”, disse o secretário. Região que integra as cidades de Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Maricá, Silva Jardim, Rio Bonito e Tanguá.
 
O Cosems é a associação que representa e defende os interesses dos municípios nas pactuações interfederativas do Sistema Único de Saúde (SUS). O órgão é constituído por gestores municipais de Saúde, sendo um importante mecanismo de disputa de projetos no processo de construção do SUS no Estado do Rio de Janeiro, por meio do diálogo e da comunicação entre todos os municípios fluminenses.

É também o representante dos gestores municipais na esfera estadual por meio da participação nas Comissões de Intergestores Regionais (CIR) e de Intergestores Bipartite (CIB). Os encontros do Cosems são mensais e reúnem representantes de diversos colegiados do Estado do Rio de Janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares