quinta-feira, 11 de abril de 2013

Em Itaboraí, ONU e UFF apresentam programa sobre cidades no entorno do Comperj



Representntes da ONU e da Universidade Federal Fluminense (UFF) apresentaram, semana passada, no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, o programa de monitoramento de indicadores socioeconômicos de impacto dos municípios no entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em fase de implementação no Município.
Os estudos, encomendados pela Petrobras, são realizados por meio de uma pesquisa de campo feita por professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFF, em parceria com a ONU-HABITAT e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), em Itaboraí e nos outros municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminens (Conleste).
Realizada em duas etapas - de 2007 a 2010  e de 2011 a 2013 - a pesquisa apresenta levantamentos nas áreas de Saúde, Educação, Economia (mercado de trabalho, emprego, pobreza e renda), Geociências e Saneamento (habitação e saneamento ambiental).
Para a doutora em Arquitetura e Urbanismo da UFF e coordenadora preposta do projeto, Regina Bienenstein, o principal objetivo da pesquisa é acelerar o processo de desenvolvimento econômico local.
“Agradecemos pela disponibilidade e recepção da Prefeitura de Itaboraí. cuja participação é de suma importância para o bom andamento do projeto, que será finalizado este ano”, afirmou Regina.
Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí, Luiz Fernando Guimarães, responsável também pela integração entre o Município e o Comperj, a UFF realiza um trabalho de excelência, que precisa ser mais divulgado e utilizado pelo próprio Município. Ele fez algumas observações a respeito de dados sobre o empreendimento do Complexo Petroquímico, que constam da pesquisa e precisariam ser atualizados.
“Observei que os estudos já vinham sendo implementados e disponibilizados pela UFF/Petrobras aos municípios, mas que não eram valorizados e utilizados pelas prefeituras”, disse Luiz Fernando.
Também presente ao evento, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Álvaro Adolpho, destacou que o projeto trouxe um esclarecimento produtivo, passando a ser um instrumento de informações fundamentais para a definição de políticas públicas na área de abrangência do Comperj, não só de Itaboraí, mas para os demais municípios do Conleste.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Fazenda, José Mauro Soares; Esporte e Lazer, Sérgio Gil; e Habitação e Políticas Sociais, Wolney Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares