quinta-feira, 4 de abril de 2013

Estudantes de Itaboraí começam a eleger uniforme a ser adotado este ano



Começou nesta segunda-feira (01/04) o processo eleitoral pelo qual alunos e seus responsáveis escolherão, via eleição direta, o modelo de uniforme a ser adotado na rede municipal de ensino de Itaboraí. A Escola Municipal Clara Pereira, no bairro Nova Cidade, foi a escolhida pela Secretaria Municipal de Educação para dar início ao processo eleitoral.

O projeto “Vista Essa Camisa” passará por todas as escolas e creches municipais de Itaboraí. Os alunos e responsáveis poderão escolher uma entre as três opções de uniforme apresentadas. A urna eletrônica utilizada para a votação visitará as unidades de ensino até o dia 11 de abril. No dia 15, será divulgado qual uniforme foi o escolhido.

A Secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, acompanhada dos subsecretários da pasta e também da primeira-dama do Município, Ana Maria Cardozo, que é professora concursada, acompanharam o primeiro dia de votações. Susilaine destacou a importância de estimular a democracia entre os alunos.

“Eles estão participando de um processo democrático, tendo o poder da escolha e a responsabilidade de tomar decisões. Esse projeto, além de escolher um novo uniforme, vai exercitar a cidadania entre os alunos e os pais”, declarou a secretária.

A diretora da unidade, Elisabeth Silva, organizou um pequeno evento para receber a urna eletrônica: a Banda Marcial Clara Pereira, formada por alunos da escola e sob a regência Justino Bárbara, se apresentou para as autoridades e os estudantes, iniciando oficialmente o período de votações.

“O uniforme era uma das maiores queixas dos alunos”, lembra a diretora. “Nós elaboramos um projeto para esclarecer aos estudantes sobre a importância de se utilizar o uniforme, dando a eles o direito de votar e escolher o que vão vestir. Tenho certeza de que, a partir da eleição, todos vão dar mais valor ao uniforme”.

Entre os alunos, as regras de votação eram seguidas à risca:

"Eu já sei qual eu vou votar, mas não posso dizer porque minha professora disse que o voto é secreto", disse João Vitor Machado, de 7 anos.

Já Clara Vieira, de 12, preferiu declarar o voto:.

"Estou na torcida para o uniforme 'três' ganhar; é o mais mais bonito. Fiz até campanha", disse a menina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares