quinta-feira, 11 de abril de 2013

Itaboraí inaugura serviço de tomografia computadorizada no Hospital Municipal



O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, inaugurou, neste domingo (07), Dia Mundial da Saúde, o serviço de tomografia computadorizada e telemedicina do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. A unidade tem 20 anos de fundação e é referência para casos de urgência e emergência na região.

"Vamos completar 100 dias de governo esta semana, e já estamos oferecendo mais qualidade de vida para a população, modernizando o hospital”, disse Helil. “Este tomógrafo era uma grande necessidade de nossa sociedade".

Helil anunciou também o processo de contratação de uma equipe de neurocirurgiões para trabalhar 24 horas por dia no hospital, e ainda a aquisição de 130 camas elétricas e mesas para refeição dos pacientes internados, entre outas ações.

O prefeito também apresentou planos de implementação do Hospital da Mulher na cidade e de levar a maternidade para o antigo Hospital São Judas Tadeu, além de acabar com a tenda da emergência pediátrica, que foi alugada pela gestão anterior ao custo de R$ 44 mil mensais, transferindo provisoriamente o atendimento do Pronto Socorro Infantil para um novo espaço, até que o prédio definitivo da unidade de atendimento às crianças fique pronto.

“Quero garantir o atendimento que a população merece", completou Helil Cardozo.

Durante o evento, o prefeito esteve acompanhado de seu vice e também secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, além do secretariado e de vereadores.

Instalado em uma sala ao lado do setor de raios-X, o tomógrafo tem capacidade para realizar até 50 exames diários, incluindo diagnóstico de crânio, tórax e abdômen. O equipamento funcionará 24 horas por dia, atendendo pacientes vítimas de emergência. O modelo é um helicoidal, da marca GE Healthcare Hispeed NXI Dual, de última geração, com custo aproximado de R$ 1 milhão. O aparelho possibilita precisão e agilidade na realização do exame, diminuindo o tempo de permanência dos pacientes na unidade.

Para o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, o tomógrafo representa um “fator determinante e fundamental para a sobrevida do paciente”, já que o diagnóstico por imagem facilita o tratamento.

"No Dia Mundial da Saúde, entregamos à população um equipamento de ponta, que irá permitir também o acesso remoto ao exame por qualquer computador interligado. Isso significa que o médico poderá avaliar a gravidade de possíveis lesões cerebrais, por exemplo, mesmo fora da unidade, acessando remotamente o laudo do exame. Isso é telemedicina, que também estamos implantando aqui no hospital a partir de hoje”, afirma Edilson Francisco. "Esta é apenas uma etapa que estamos realizando, colocando a saúde do município para andar, já que antes muitas situações estavam totalmente paradas. Tenho certeza que a população vai ficar mais bem assistida".

Antes mesmo da cerimônia formal de inauguração, o tomógrafo foi utilizado no atendimento a um paciente vítima de acidente de motocicleta. Com trauma encefálico-craniano, Deuci da Conceição Junior, 39 anos, apresentou um coágulo na região frontal do crânio. Ele permanece internado, em observação, sem risco de vida.

"Esse paciente teve uma lesão no cérebro e poderia ter complicações caso não houvesse agilidade no diagnóstico. Certamente, é um equipamento que vai salvar muitas vidas. Para Itaboraí, que é cortada por quatro rodovias e abriga a sede do Comperj, é um investimento importantíssimo, que irá dar retaguarda ao atendimento de urgência e emergência, além de ser de grande valor para a saúde da população", frisou o diretor geral do hospital, Wilson Seidler.

O Dia Mundial da Saúde em Itaboraí também foi marcado pela oferta de serviços à população em tendas montadas nas proximidades do Hospital Municipal, com aferição de pressão arterial, medição de glicose e orientações sobre saúde bucal e tratamento contra tuberculose, além de ações de prevenção de Aids, hepatites virais e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs),  com a distribuição de preservativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares