segunda-feira, 29 de abril de 2013

Itaboraí prorroga campanha de vacinação


Até a quarta-feira (24/04), 16.006 pessoas foram vacinadas contra a gripe em Itaboraí, representando 46,13% do público-alvo. A meta é imunizar 34 mil pessoas, o que corresponde a 80% da cobertura vacinal estabelecida pelo Governo Federal.  Para alcançar este número, a Prefeitura prorrogou até o próximo dia 3 de maio a campanha contra a doença no Município.

A imunização pode ser feita nas 34 Unidades de Saúde da Família (USFs), nas seis Unidades Básicas de Saúde, nas policlínicas de Manilha e de Nancilândia, e no Hospital Estadual Tavares de Macedo, em Venda das Pedras. As policlínicas de Nancilândia e de Manilha, e também o Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigo da Rocha, no Centro, funcionaram normalmente na segunda-feira (22/04), mesmo tendo sido decretado Ponto Facultativo no Município.

Números

Já receberam a dose da vacina 3.142 crianças de seis meses a dois anos, 9.923 idosos com 60 anos ou mais, 1.028 gestantes, 357 mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), além de 1.550 doentes crônicos (cardíacos, obesos, transplantados renais).
O índice de pessoas imunizadas durante a atual campanha em Itaboraí está acima da média do Estado do Rio de Janeiro e também da capital.

O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, que é médico e tomou a vacina no Dia D da campanha, afirma que é fundamental as pessoas procurarem os postos de saúde.

“Essa prevenção é extremamente importante para diminuir os casos de pacientes com problemas respiratórios e pulmonares. É a melhor forma de proteger e reduzir os casos graves, as hospitalizações e as mortes”, alertou.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A imunização pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade global por complicações da influenza.
“A vacina é segura e protege contra os três vírus que mais circulam nessa época. É a melhor maneira de evitar as doenças do frio”, disse Valter Montes, coordenador técnico da Divisão de Imunobiológicos da secretaria municipal de Saúde, frisando ainda que é importante levar a caderneta de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares