sábado, 6 de abril de 2013

Itaboraí, São Gonçalo e Governo do Estado fazem ação conjunta contra a dengue



Em uma ação inédita, as prefeituras de Itaboraí e São Gonçalo, com o apoio da Subsecretaria Estadual de Governo, realizaram uma força-tarefa para conscientizar e orientar a população em relação ao combate à dengue. A ação aconteceu em Marambaia, na divisa entre os dois municípios.

A mobilização envolveu cerca de 300 “guerreiros contra a dengue”, entre técnicos de vigilância em saúde, agentes de endemias e profissionais do Programa de Saúde da Família de Itaboraí e São Gonçalo. Os prefeitos Helil Cardozo (Itaboraí), Neilton Mulim (São Gonçalo) e a subsecretária estadual de Governo da Região Metropolitana, Cristiane Amaral, também participaram da ação, caminhando pelo bairro, distribuindo panfletos, colando cartazes no comércio local e alertando a população sobre a doença.

“Este tipo de ação será realizada de forma contínua durante todo este ano. Os setores responsáveis pela prevenção à doença estavam em total estado de abandono em Itaboraí. Desde que assumimos o governo, realizamos ações intensivas de combate à proliferação do mosquito” afirmou o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo. “Esse é um trabalho de parceria, que precisa do envolvimento de todos para dar bons resultados. A Secretaria de Estado de Governo está comprometida com os municípios e irá disponibilizar os esforços necessários para que essa epidemia não se repita nos próximos anos”.

Casos
De 1º de janeiro até 26 de março, foram notificados, em Itaboraí, 1.993 casos suspeitos da doença, sem óbito. No mesmo período de 2012, a cidade notificou 973 casos. O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro deste ano, apontou que o município encontra-se em estado de alerta, registrando um índice de 2,4%.

O bairro mais atingido é Ampliação, seguido por Manilha, Nova Cidade e Venda das Pedras. De acordo com o secretário municipal de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, todos os casos estão sendo monitorados e os agentes de endemias do Município estão reforçando os trabalhos por toda a cidade.

“Estamos realizando ações intensivas de combate à proliferação do mosquito, e contamos também com o apoio da população, que precisa fazer sua parte”, explicou Edilson Francisco. “Temos que eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti nas residências, como garrafas, pneus, vasilhames e bebedouros de animais, não jogar lixo nas ruas, além de manter caixas d´água, piscinas e outros reservatórios devidamente tampados para evitar a formação de focos do mosquito”.

A subsecretária de Estado de Governo, Cristiane Amaral, também lembrou da luta contra o mosquito Aedes aegypti.

Diariamente, cerca de 300 agentes de controle a endemias, do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), visitam residências e áreas de difícil acesso, como becos, terrenos baldios e ferros-velhos, dentre outros, para encontrar focos de criadouros de mosquito. As equipes também realizam trabalhos de conscientização sobre a necessidade de eliminar itens como garrafas pet, pratinhos de plantas e possíveis reservatórios de água limpa e parada, como pneus, latas e tambores sem tampa.
Telas de náilon para caixas d’água, folders e cartazes explicativos também são distribuídos aos moradores, com orientações sobre como eliminar os criadouros e evitar o nascimento de novos mosquitos. As visitas podem ser solicitadas por meio do telefone 2639-8176.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares