sexta-feira, 12 de abril de 2013

Itaboraí se prepara para o programa Minha Casa, Minha Vida





Com objetivo de apresentar o Plano de Ação de implementação do Programa Minha Vida 2013 em Itaboraí, o secretário municipal de Obras, Rafael Cohen, reuniu em seu gabinete  os secretários de Meio Ambiente e Urbanismo, Fazenda, Serviços Públicos, Habitação e Desenvolvimentos Social. O encontro teve ainda a presença de representantes do Cartório do 2º Ofício de Itaboraí e de agentes da Caixa Econômica Federal (CEF). A reunião também serviu para a criação de comissões para a elaboração de metas e cronogramas para o programa.

A principal novidade do Minha Casa, Minha Vida este ano é a inclusão de famílias com renda comprovada de até R$ 1.600. Para esse perfil, a CEF irá subsidiar um imóvel no valor máximo de R$ 75 mil reais e o morador irá pagar uma parcela mensal de R$ 25. Além disso, Prefeitura irá apresentar à Câmara um projeto de isenção dos impostos ISS, ITBI e redução do IPTU.

Diante da experiência frustrada do Minha Casa, Minha Vida durante a gestão anterior de Itaboraí, a atual a equipe responsável pelo programa no Município está criando um novo sistema de trabalho.

"Estamos nos organizando para evitar os inúmeros problemas causados pela desordem que encontramos sobre esse assunto no Município. Vamos seguir os parâmetros necessários”, afirmou o subsecretario de Habitação, Sérgio Figueiredo.

A Caixa Econômica Federal apresentou aos secretários e ao representante do cartório os setores do projeto que pelos quais cada um deverá se responsabilizar. Foram discutidos assuntos como implementação de infraestrutura, desoneração de impostos e responsabilidade social, entre outros.

“Esse programa não vai acabar na entrega das chaves. Manteremos o apoio a essas famílias, principalmente para que os locais que serão construídos não possam vir a se tornar favelas. O trabalho social ali será crucial”, afirmou o secretário de Obras, Rafael Cohen.

A próxima segunda-feira (15/04) é a data estipulada para a entrega do cronograma e do Plano de Metas de Trabalho pelos secretários. Ainda segundo Cohen, em 90 dias o programa estará ativo no Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares