sexta-feira, 19 de abril de 2013

Prefeitura de Itaboraí e Governo do Estado fazem mutirão contra a Dengue


Município quer homenagear moradores que ajudam a prevenir a  proliferação do mosquito

Mais de 200 agentes de endemias percorreram o bairro de Venda das Pedras, em Itaboraí  para realizar uma cruzada contra a dengue. O Prefeito Helil Cardoso, o vice, Audir Santana, a subsecretária estadual de Governo da Região Metropolitana, Cristiane Amaral, e o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, participaram da ação preventiva, ajudando a distribuir panfletos, fixar cartazes no comércio local e alertando a população sobre os perigos da doença.

A ação também contou com uma amostra do projeto “Família Unida Contra a Dengue”, pelo qual a Prefeitura pretende homenagear, com uma placa, os moradores cujas residências apresentem condições adequadas à não-proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O prefeito Helil Cardozo ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado durante a realização da ação.

“Esse é um trabalho de parceria, que precisa do envolvimento de todos para dar bons resultados”, afirmou Helil. “A Secretaria de Estado de Governo se comprometeu com os municípios e irá disponibilizar tudo que for necessário para nos ajudar a combater a dengue”.

A subsecretária de Estado de Governo, Cristiane Amaral, também enfatizou a união com o município:

“Para acabar de vez com a dengue, temos que somar forças: Estado, Prefeitura e população. A luta não pode parar”, assegurou.

A mobilização realizou uma varredura pela região para detectar focos e infestação do mosquito. Operadores munidos de equipamento costal pulverizaram a área com inseticida, enquanto os agentes instalavam telas de proteção em caixas d´água.

Entre os flagrantes encontrados durante o mutirão houve um caso de caixa d'água com a tampa quebrada. Os agentes cobriram o reservatório e orientaram o morador sobre os riscos da dengue.

 Em outro ponto da comunidade, a casa do pastor evangélico Paulo Lauro, 54 anos, tornou-se, a partir de hoje, um exemplo a ser seguido. Ele foi o primeiro morador a receber a placa “Família Unida Contra a Dengue”. O projeto, ainda em fase de implantação, irá contemplar residências que estejam sem focos do mosquito há mais de dois meses.

“A gente precisa ficar de olho. Quando cai uma chuva forte, evito que a água fique acumulada e faço uma vistoria em todo meu quintal para evitar que uma simples folha vire um foco de dengue”, explicou.

Veículos do tipo fumacê também compõem o aparato de luta contra a dengue em Itaboraí. Para aumentar o potencial de combate ao Aedes aegypti e agir de acordo com os hábitos do mosquito, os dois carros que atuam na cidade têm que trabalhar nos horários menos quentes do dia (amanhecer e entardecer). Até a sexta-feira (12), foram percorridos os bairros de Engenho Velho, Nova Cidade, Centro, Venda das Pedras, Outeiro, Bela Vista e Manilha.

De 1º de janeiro até 8 de abril, foram notificados, em Itaboraí, 2.192 casos suspeitos da doença, sem a ocorrência de óbito. No mesmo período de 2012, a cidade notificou 1.648 casos. O bairro mais atingido é Ampliação, seguido por Manilha, Nova Cidade e Venda das Pedras.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, todos os casos estão sendo monitorados, e os agentes de endemias do Município reforçam os trabalhos por toda a cidade.

“Realizamos ações intensivas de combate à proliferação do mosquito, e contamos também com o apoio da população, que precisa fazer sua parte”, explicou Edilson Francisco. “Temos que eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti como garrafas, pneus, vasilhames e bebedouros de animais; não jogar lixo nas ruas, além de manter caixas d´água, piscinas e outros reservatórios devidamente tampados para evitar a formação de focos do mosquito”.


Diariamente, cerca de 300 agentes de controle a endemias, do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), visitam residências e áreas de difícil acesso, como becos, terrenos baldios e ferros-velhos para encontrar focos de criadouros de mosquito. As visitas podem ser solicitadas pelo telefone 2639-8176.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares