quinta-feira, 16 de maio de 2013

Atendimento de Emergência de Itambi volta a funcionar



A Prefeitura de Itaboraí reabriu, na sexta-feira (10/05),  o Atendimento Médico de Emergência (AME) 24h Verdis Pacheco Pinto, em Itambi. A unidade, que funcionou apenas durante seis meses em 2012, foi fechada em dezembro do ano passado por falta de pagamento de pessoal, rompimento de contratos de fornecimento de alimentação e limpeza e aluguel de ambulâncias em atraso, prejudicando milhares de pessoas na época.

A AME irá oferecer aos pacientes consultas em clínica médica, pediatria e odontologia, além de laboratório para análises clínicas. Está equipada com uma ambulância para transferência de pacientes, leitos de observação adulto e infantil, salas para espera, vacinação, medicação, nebulização e sutura. Também possui eletrocardiograma, cadeiras de rodas e ampla estrutura física adaptada para os portadores de necessidades especiais.

Na primeira semana de sua gestão, o Prefeito Helil Cardozo visitou o prédio e constatou que o posto não tinha condições de funcionamento.

“Esta unidade foi aberta com a capacidade elétrica irregular e abastecimento precário de água. Não havia energia suficiente para que os aparelhos pudessem ficar ligados o dia inteiro, e a caixa d água não oferecia condições para dar vazão à demanda”, afirmou o prefeito. “Também não havia equipamentos para casos de parada cardiorrespiratória (cardioversor). A sala de emergência nunca foi aberta, enfim, um verdadeiro absurdo com o dinheiro público”.

Com funcionamento nos mesmos moldes estruturais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Governo do Estado, a AME irá beneficiar, em média, 2 mil moradores por mês, entre consultas e serviços. A gestão desta unidade será exclusiva do governo municipal. O funcionamento será em horário integral, inclusive nos fins de semana.

 “A população terá um serviço de qualidade. Queremos prestar um atendimento mais ágil, já que os moradores daqui poderão contar com um posto de saúde 24h para atendê-los prontamente, sem precisar correr até o hospital municipal”, destacou o secretário municipal de Saúde, Edílson Francisco dos Santos..

 O Atendimento Médico de Emergência 24h fica na Rua Nestor Viana, s/nº, João Caetano, em Itambi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares