quinta-feira, 30 de maio de 2013

Encontro de Enfermagem reúne mais dois mil profissionais em Itaboraí

Em comemoração a Semana da Enfermagem, a Prefeitura de Itaboraí promoveu durante os dias 14 e 15 de maio um encontro que reuniu mais de dois mil profissionais de saúde do município. Durante dois dias foram discutidos temas sobre humanização, acolhimento, inovações medicamentos, imunização, prevenção de acidentes, atendimento à vítima de violência, entre outros assuntos.
O prefeito Helil Cardozo deu às boas-vindas aos enfermeiros reunidos no Esporte Clube Comercial, centro da cidade, e aproveitou para pedir mais humanização no atendimento aos pacientes.
“Cada usuário do serviço de saúde deve receber um atendimento como se fosse um membro de nossa família. Não adianta adquirirmos os melhores equipamentos, efetuarmos reformas no hospital, se o atendimento não é humano. Tenho certeza de que estamos com uma equipe de enfermeiros que será referência em atendimento para esta região”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, ressaltou a importância do evento para os profissionais e estudantes da área.
“Este primeiro encontro favorece o fortalecimento da categoria, já que possibilita a discussão sobre os riscos inerentes da profissão, além de promover a atualização de técnicos e auxiliares de enfermagem em assuntos importantes para a profissão”, diz.
 Palestras
Com o tema “Cuidando para Segurança do Paciente”, o 1º Encontro dos Profissionais de Enfermagem de Itaboraí foi aberto com a aula magna dada pelo Diretor de Enfermagem do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, Pablo Alves Dutra. O palestrante ministrou o tema “Resgatando valores, um histórico da enfermagem de Itaboraí”, mostrando ainda que a defesa da saúde e da qualidade de vida deve ser encarada como uma prioridade de todos.

Logo depois, a coordenadora do programa municipal de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes Pereira, palestrou sobre “Inovações para diagnóstico e atendimento ao portador de tuberculose em emergência”, seguida pela farmacêutica Raphaela Siqueira Medeiros, que falou sobre “A verdade sobre medicamentos potencialmente perigosos”.

O encerramento do primeiro dia de debates coube ao coordenador técnico do programa municipal de Imunização, Valter Montes de Almeida, que falou sobre “Imunização: Estou realmente protegido?”.

O último dia de palestras foi iniciado com a aula do representante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, José Bento de Assis, falando sobre as “Novas Regras de Intervenção em Parada Cardiorrespiratória segundo a American Heart Association”.

Em seguida, a enfermeira do Centro de Controle de Infecções Hospitalares, Ana Cláudia, ministrou palestra sobre “Microorganismos multirresistentes: um problema macro”. A assistente social Sabrine Salles de Carvalho apresentou seu trabalho sobre “Atendimento à vítimas de violência. Subnotificação e mortes, conseqüências do silêncio”.

O encerramento do encontro foi dado pelas palestras da bióloga Márcia da Rocha Santos, que ministrou o tema “Acidente biológico, prevenção e intervenção para redução de danos”; e da psicóloga Paula Salles sobre “Empatia, uma necessidade no cuidado seguro”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares